A TERMOGRAFIA INFRAVERMELHA COMO ALIADA NA PREVENÇÃO E DIAGNÓSTICO DE LESÕES MUSCULOESQUELÉTICAS NO ESPORTE: UMA REVISÃO NARRATIVA

UMA REVISÃO NARRATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58422/releo2024.e1476

Resumo

Os atletas são constantemente expostos à uma série de sobrecargas físicas que ocasionam alterações morfológicas no músculo esquelético. O monitoramento da intensidade de treinamento; de prevenção e de lesões musculares se torna importante no cenário esportivo tanto para atletas de modalidades individuais como coletivas. A detecção das mudanças na temperatura da pele, com o uso da termografia infravermelha, vem se destacando como sendo uma ferramenta de avaliação e diagnóstico seguro, que pode juntamente com outros recursos, identificar e prevenir quadros de lesões musculoesqueléticas. Neste artigo revisamos a importância da utilização da termografia infravermelha como recurso de identificação e prevenção de lesões. Além do recurso de monitoramento das alterações de padrões do fluxo sanguíneo cutâneo durante e após o exercício.

Palavras-chave: Termografia infravermelha, Mapeamento térmico, Imagem termográfica, Atleta, Esporte

Biografia do Autor

Dra Thatiana Lacerda Nobre, Universidade São Judas Tadeu

Doutoranda e Mestre em Educação Física, seguindo a linha de pesquisa de Promoção e Prevenção em Saúde pela Universidade São Judas Tadeu. Pós graduada em O Aparelho Locomotor no Esporte (Fisioterapia Esportiva) pelo Centro de Traumato-Ortopedia do Esporte - UNIFESP. Pós graduada em Bases Fisiológicas e Metodológicas do Treinamento Desportivo pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Graduada em Fisioterapia pela Universidade Católica de Santos. Fisiologista das seleções brasileira masculina e feminina adulta de Handebol, avaliando os atletas em jogos e treinos durante a preparação para o Panamericano de Guadalajara em 2011. Membro do laboratório do movimento humano da Universidade São Judas Tadeu (USJT).

Dr. Erico Chagas Caperuto, Universidade São Judas Tadeu

Possui graduação em Bacharelado Em Educação Física pela USP , mestrado em Ciências (Fisiologia Humana) pela USP e doutorado em Biologia Celular e Molecular pela USP. Professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie nos cursos de Educação Física, Fisioterapia e Nutrição. Professor da Universidade São Judas Tadeu nos cursos de Graduação da área da saúde. Professor no Programa de Pós Graduação em Educação Física. Professor chefe do laboratório de pesquisa do Movimento Humano, Universidade São Judas Tadeu (USJT).

Downloads

Publicado

2024-04-10