A TERMOGRAFIA INFRAVERMELHA COMO ALIADA NA PREVENÇÃO E DIAGNÓSTICO DE LESÕES MUSCULOESQUELÉTICAS NO ESPORTE: UMA REVISÃO NARRATIVA
UMA REVISÃO NARRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.58422/releo2024.e1476Resumo
Os atletas são constantemente expostos à uma série de sobrecargas físicas que ocasionam alterações morfológicas no músculo esquelético. O monitoramento da intensidade de treinamento; de prevenção e de lesões musculares se torna importante no cenário esportivo tanto para atletas de modalidades individuais como coletivas. A detecção das mudanças na temperatura da pele, com o uso da termografia infravermelha, vem se destacando como sendo uma ferramenta de avaliação e diagnóstico seguro, que pode juntamente com outros recursos, identificar e prevenir quadros de lesões musculoesqueléticas. Neste artigo revisamos a importância da utilização da termografia infravermelha como recurso de identificação e prevenção de lesões. Além do recurso de monitoramento das alterações de padrões do fluxo sanguíneo cutâneo durante e após o exercício.
Palavras-chave: Termografia infravermelha, Mapeamento térmico, Imagem termográfica, Atleta, Esporte
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista Eletrônica Leopoldianum - Revista de Estudos e Comunicações da Universidade Católica de Santos (ISSN: 2965-9566) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.