DESENVOLVIMENTO DE VALORES EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Autores

  • Andressa Carvalho Prestes UFRGS
  • Fernanda Maria Palhares de Castro UFRGS
  • Jonathan Richard Henry Tudge University of North Carolina
  • Lia Beatriz de Lucca Freitas USP

DOI:

https://doi.org/10.58422/releo2014.e481

Palavras-chave:

Valores humanos. Desenvolvimento. Criança. Adolescente

Resumo

Apresentam-se resultados de um estudo cujos objetivos foram identificaro que crianças e adolescentes mais valorizam e se esses valores mudam emfunção da idade. Especificamente testaram-se as hipóteses de que, com aidade, haveria: (a) uma diminuição na frequência de valores hedonistase (b) um aumento na frequência de valores relacionados ao bem-estar deoutras pessoas. Os participantes foram 396 jovens de 7 a 14 anos, 58,6%do sexo feminino, estudantes de três escolas públicas (61,1% da amostra)e de duas escolas privadas de Porto Alegre/RS. Esses jovens responderamà pergunta: “O que tu mais queres?”. Submeteram suas respostas a umaanálise de conteúdo, classificando-as em três tipos de valores: hedonistas,relativos ao próprio bem-estar e relacionados ao bem-estar de outros.Para testar as hipóteses, utilizou-se da análise de regressão. Os resultadosindicaram um declínio linear dos valores hedonistas com a idade. Todavia,não se verificou um aumento significativo na frequência de valoresrelacionados ao bem-estar de outros. Constatou-se ainda um aumento significativo,com a idade, da proporção de valores relacionados ao própriobem-estar. Esses resultados são discutidos considerando-se o processo deassimilação e hierarquização de valores na infância e na adolescência, bemcomo algumas características da cultura ocidental contemporânea

Biografia do Autor

Andressa Carvalho Prestes, UFRGS

Estudante do Curso de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Bolsista de Iniciação Científicado CNPq.

Fernanda Maria Palhares de Castro, UFRGS

Estudante do Curs de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Bolsista de Iniciação Científica do CNPq.

Jonathan Richard Henry Tudge, University of North Carolina

Doutor em Desenvolvimento Humano pela Cornell University. Professor Titular do Human Development and Family Studies, University of North Carolina at Greensboro – UNCG. Professor Visitante CAPES – Processo BEX18344/12-7.

Lia Beatriz de Lucca Freitas, USP

Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo – USP.Professora Associada do Instituto de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Pesquisadora do CNPq.

Downloads

Publicado

2023-06-08