DESENVOLVIMENTO DE VALORES EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES
DOI:
https://doi.org/10.58422/releo2014.e481Keywords:
Valores humanos. Desenvolvimento. Criança. AdolescenteAbstract
Apresentam-se resultados de um estudo cujos objetivos foram identificaro que crianças e adolescentes mais valorizam e se esses valores mudam emfunção da idade. Especificamente testaram-se as hipóteses de que, com aidade, haveria: (a) uma diminuição na frequência de valores hedonistase (b) um aumento na frequência de valores relacionados ao bem-estar deoutras pessoas. Os participantes foram 396 jovens de 7 a 14 anos, 58,6%do sexo feminino, estudantes de três escolas públicas (61,1% da amostra)e de duas escolas privadas de Porto Alegre/RS. Esses jovens responderamà pergunta: “O que tu mais queres?”. Submeteram suas respostas a umaanálise de conteúdo, classificando-as em três tipos de valores: hedonistas,relativos ao próprio bem-estar e relacionados ao bem-estar de outros.Para testar as hipóteses, utilizou-se da análise de regressão. Os resultadosindicaram um declínio linear dos valores hedonistas com a idade. Todavia,não se verificou um aumento significativo na frequência de valoresrelacionados ao bem-estar de outros. Constatou-se ainda um aumento significativo,com a idade, da proporção de valores relacionados ao própriobem-estar. Esses resultados são discutidos considerando-se o processo deassimilação e hierarquização de valores na infância e na adolescência, bemcomo algumas características da cultura ocidental contemporâneaDownloads
Published
2023-06-08
Issue
Section
ARTIGOS
License
A Revista Eletrônica Leopoldianum - Revista de Estudos e Comunicações da Universidade Católica de Santos (ISSN: 2965-9566) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.