Análise da cobertura vacinal e da taxa de abandono da vacina contra a poliomielite na Região Metropolitana da Baixada Santista entre 2016 a 2019
DOI:
https://doi.org/10.58422/releo2023.e1376Resumen
Analisar a cobertura vacinal e a taxa de abandono da poliomielite na região Metropolitana da Baixada Santista entre 2016 a 2019. Este é um estudo ecológico misto, que utiliza dados secundários de domínio público. As doses aplicadas da poliomielite foram obtidas do sistema de informação do Programa Nacional de Imunização, informações do número de nascidos vivos junto ao Sistema de Informação de Nascidos Vivos do banco de dados do Sistema Único de Saúde. Foram calculadas as taxas da cobertura vacinal (CV) e taxa de abandono (TA) da poliomielite por município e ano de estudo. Foi realizada a análise descritiva, teste de Qui-quadrado e a análise espacial com a construção de mapas temáticos. Nível de significância foi de 5%. Observou-se que apenas Santos apresentou CV adequado no período do estudo. Os demais municípios ficaram abaixo da meta preconizada pelo Ministério da Saúde (95%) na maior parte do período de estudo. Durante os 5 anos analisados, dentre os 9 municípios da Região apenas Peruíbe e Guarujá permaneceram com TA constantes, sendo o primeiro com baixa TA e o segundo com alta TA, enquanto os demais apresentaram alternância na TA. Com o maior número de municípios com alta TA em 2019. Reconhecer o risco potencial e a necessidade de atenção redobrada na vacinação infantil da poliomielite em nossas crianças para garantir a completude do calendário vacinal em cada município, em planos de ação e políticas públicas mais efetivas, para contribuir com a melhora da saúde infantil da Região.
Descargas
Publicado
Versiones
- 2023-05-15 (2)
- 2023-04-27 (1)
Número
Sección
Licencia
A Revista Eletrônica Leopoldianum - Revista de Estudos e Comunicações da Universidade Católica de Santos (ISSN: 2965-9566) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.