O ENSINO DECOLONIAL: EM BUSCA DE UMA AMPLIAÇÃO DE OLHARES PARA O ENSINO DE HISTÓRIA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.58422/releo2024.e1461

Resumen

O ensino que ocorre nas escolas brasileiras é baseado na colonialidade, ou seja, reflete uma noção única de pensamento e de experiência baseados nos saberes da branquitude. Neste artigo discutiremos a possibilidade de um ensino decolonial, com aportes teóricos do grupo modernidade/colonialidade, de autoras negras e outros estudiosos que discutem essa perspectiva no ensino de história. Assim, consideramos que há um despreparo na formação docente com relação à temática e as discussões acerca do ensino e aprendizagem da História numa perspectiva decolonial permitem a construção de um ensino contra-hegemônico, possibilitando a tomada de consciência por partes das/dos educandas/os quanto às relações de poder e os processos de dominação e subalternidade estruturados historicamente.

Biografía del autor/a

FLAVIA RIBEIRO DE SOUSA, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO

Mestre em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas pela Universidade Católica de Santos.

Publicado

2024-04-12