AS REDES SOCIAIS, SEU USO E IMPLICAÇÕES: CYBERBULLYING
DOI:
https://doi.org/10.58422/releo2024.e1501Resumen
O objetivo do estudo foi levantar junto aos gestores e professores o tempo de permanência na internet e quais os aplicativos mais utilizados pelo aluno e verificar com os profissionais da Educação os casos de violência (cyberbullying) que ocorrem no contexto escolar. O método da pesquisa foi Qualitativo com delineamento em Análise de Conteúdo. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com 13 profissionais da Educação do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio. Nos resultados verificou-se que os gestores e professores não têm conhecimento sobre o tempo que os alunos ficam na Internet, desconhecem quais são os aplicativos utilizados nas redes sociais, dentro e fora da sala de aula, mas sentem o impacto no desinteresse pelas aulas e baixo rendimento, e os conflitos se manifestam presencialmente e virtualmente gerando o bullying e o cyberbullying. O preparo dos profissionais da educação para lidar e mediar os conflitos ajuda os alunos no enfrentamento dos casos de bullying e cyberbullying.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
A Revista Eletrônica Leopoldianum - Revista de Estudos e Comunicações da Universidade Católica de Santos (ISSN: 2965-9566) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.