AS REDES SOCIAIS, SEU USO E IMPLICAÇÕES: CYBERBULLYING

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.58422/releo2024.e1501

Resumen

O objetivo do estudo foi levantar junto aos gestores e professores o tempo de permanência na internet e quais os aplicativos mais utilizados pelo aluno e verificar com os profissionais da Educação os casos de violência (cyberbullying) que ocorrem no contexto escolar. O método da pesquisa foi Qualitativo com delineamento em Análise de Conteúdo. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com 13 profissionais da Educação do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio. Nos resultados verificou-se que os gestores e professores não têm conhecimento sobre o tempo que os alunos ficam na Internet, desconhecem quais são os aplicativos utilizados nas redes sociais, dentro e fora da sala de aula, mas sentem o impacto no desinteresse pelas aulas e baixo rendimento, e os conflitos se manifestam presencialmente e virtualmente gerando o bullying e o cyberbullying. O preparo dos profissionais da educação para lidar e mediar os conflitos ajuda os alunos no enfrentamento dos casos de bullying e cyberbullying.

Biografía del autor/a

Cláudia Benitez Martinez dos Reis, UNISANTOS

Mestre em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas pela Universidade Católica de Santos, Brasil (2021), https://orcid.org/0000-0003-4267-6001

Luana Carramillo-Going, UNISANTOS

Doutora em Psicologia do Desenvolvimento e Psicologia Escolar pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo USP (2000). Doutora em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil (2011). Coordenadora do PPG: Mestrado – Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas da Universidade Católica de Santos, Brasil,  https://orcid.org/0000-0002-2884-0920

Publicado

2024-04-12