REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL: UMA ANÁLISE EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II
DOI:
https://doi.org/10.58422/releo2018.e821Palabras clave:
Regência verbal e nominal. Livro didático. Ensino Fundamental II.Resumen
O tópico regência verbal e nominal influencia a comunicação pelos diversos significados que um verbo ou um nome podem assumir e, pelo amplo conjunto de regras, é passível de se tornar conteúdo destinado à memorização. O presente trabalho buscou, pela análise comparada, examinar a apresentação deste ponto gramatical nos livros didáticos do 9° ano do Ensino Fundamental II, em sua definição e seus exercícios, a fim de verificar se há concordância com os princípios dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) (1998) e da Proposta Curricular do Estado de São Paulo (2008), bem como a presença da questão da mudança de significado quanto às diferentes regências, a eficiência e inovação das explicações e das atividades. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica dos documentos oficiais do governo citados e das gramáticas oficiais dos autores Bechara (2009) e Faraco, Moura e Maruxo Jr. (2006). Os livros empregados pelas escolas abordam os diversos significados dos verbos e dos nomes e a variação linguística, porém, em alguns casos, há maior atenção ao último tema em relação ao primeiro, especialmente nos exercícios. Os materiais aplicaram certas concepções dos PCNs e da Proposta, apesar de não terem atingido totalmente os critérios estabelecidos.Descargas
Publicado
2018-08-29
Número
Sección
ARTIGOS
Licencia
A Revista Eletrônica Leopoldianum - Revista de Estudos e Comunicações da Universidade Católica de Santos (ISSN: 2965-9566) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.