A EDUCAÇÃO DO FUTURO: O DIREITO

Autores/as

  • Camilla Isabely Gomes da Silva UFCG

DOI:

https://doi.org/10.58422/releo2018.e827

Palabras clave:

Educação, Pensamento Complexo, Transdisciplinaridade, Direito, Direitos Humanos.

Resumen

A Ciência do Direito, como definida por Kelsen, distancia-se da realidade humana e, com a reformulação da estrutura curricular, almejou-se a humanização dessa ciência. Por meio de uma pesquisa fundamentada no método complexo, propõe-se apresentar um novo ensino do Direito, voltado à condição humana, como defendido por Morin, de forma a compreender a complexidade humana. Como exemplo da possibilidade de humanização do Direito, apresenta-se um de seus ramos, os Direitos Humanos, que advêm de uma situação degradante da ideia de condição humana. Assim, o Direito, como ciência, pode reaproximar-se do humano ao qual lhe dá causa, a fim de que atrocidades institucionalizadas como as ocorridas durante a 2ª Guerra Mundial não venham a ocorrer novamente. Esse novo ensino poderá resultar em uma formação cidadã do operador do Direito, podendo este ser um agente transformador da sociedade.

Biografía del autor/a

Camilla Isabely Gomes da Silva, UFCG

Bacharela em Direito pela UFCG; Pós-Graduanda em Direito Penal e Processo Penal pela UFCG e Membro do Grupo de Estudos Edgar Morin (GEEM).

Publicado

2018-08-29