EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: Relato de experiência da Liga Acadêmica de Controle da Tuberculose da Universidade Católica de Santos – Unisantos
Experience report of the Academic Tuberculosis Control League of the Catholic University of Santos – Unisantos
DOI:
https://doi.org/10.58422/releo2023.e1437Resumo
A extensão universitária é uma estratégia fundamental para um processo de mudança na prática acadêmica, possibilitando uma formação emancipadora e crítica, uma inserção com a realidade social e política e uma troca de experiências extramuros. As ligas acadêmicas constituem-se em cenários de extensão universitária ao promover atividades que propiciam um espaço para interação entre discentes, profissionais e comunidade. Nesta perspectiva, a Liga Acadêmica de Controle da Tuberculose da Unisantos foi criada em 2008, pelos acadêmicos do curso de Enfermagem, em decorrência do alto coeficiente de incidência de Tuberculose (TB) na região, com ações articuladas junto à rede de atenção primária à saúde. O objetivo deste estudo foi relatar a vivência dos acadêmicos na Liga de Controle da Tuberculose da Universidade Católica de Santos. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência. Optou-se pela Unidade de Estratégia de Saúde da Família Martins Fontes, pois situa-se na área central do município de Santos e está inserida em um território de alta vulnerabilidade. Destaca-se que a presença contínua dos acadêmicos com ações de educação em saúde fortaleceu os vínculos com a equipe e com a população, permitindo aos alunos uma vivência no cotidiano de uma unidade de atenção primária à saúde, integrando ensino-serviço e comunidade.
Palavras-chave: Tuberculose. Atenção Primária à Saúde. Educação em Saúde
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista Eletrônica Leopoldianum - Revista de Estudos e Comunicações da Universidade Católica de Santos (ISSN: 2965-9566) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.