REFLEXÕES SOBRE O ETARISMO:

APONTAMENTOS A PARTIR DA PSICOLOGIA AMBIENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58422/releo2025.e1761

Resumo

RESUMO

O envelhecimento populacional é realidade mundial em expansão, desde meados do século XX. O etarismo é uma forma de discriminação que ocorre quando as pessoas são julgadas com base na sua idade, fenômeno mais frequente diante de idosos em grande parte da sociedade ocidental contemporânea. Tal preconceito traz consequências prejudiciais ao bem-estar humano não só de idosos, como também de indivíduos mais jovens, prejudicando a positividade do desenvolvimento humano. Este ensaio apresenta reflexões acerca do etarismo, privilegiando apontamentos da Psicologia Ambiental frente a interações entre idosos e as diversas dimensões do ambiente, incluindo as físicas e as sociais.

Palavras-chave: etarismo, desenvolvimento humano, psicologia ambiental.

Biografia do Autor

Maria Regina Bennati Madureira /Bennati-Madureira, M.R., Universidade Federal de São Paulo - Campus Baixada Santista

Possui graduação em Psicologia (Clínica, Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Paulista (1990) e especialização em Neurociências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), (2022). É mestranda do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde, da UNIFESP - Campus Baixada Santista. Atuou como consultora e psicóloga clínica em MRM Consultoria, nos últimos trinta anos. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Psicologia.  

Débora Estadella / Estadella, D, Universidade Federal de São Paulo - Campus Baixada Santista

Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Nutrição pela Universidade Federal de São Paulo, Brasil (2005). Professor Adjunto da Universidade Federal de São Paulo - Campus Baixada Santista, Brasil. Graduada em Fisioterapia pela Universidade Federal de São Carlos (1997), possui mestrado em Nutrição (2001) e doutorado em Ciências (2005) pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Concluiu pós-doutorado em Fisiologia da Nutrição na UNIFESP (2013). Atualmente, é professora adjunta no Departamento de Biociências da UNIFESP, Campus Baixada Santista. Com experiência em Fisiologia da Nutrição, Fisiologia Endócrina e Neurofisiologia, concentra suas pesquisas no estudo do metabolismo de ácidos graxos em tecidos adiposo, muscular e hepático.

Nancy Ramacciotti de Oliveira Monteiro / Oliveira-Monteiro, N.R., Universidade Federal de São Paulo - Campus Baixada Santista

Psicóloga, mestre e doutora em Psicologia Social, livre-docente em Saúde e Desenvolvimento Humano: Interações Ambientais. É docente do Instituto do Mar da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), coordenadora do Laboratório de Psicologia Ambiental e Desenvolvimento Humano (LADH/Unifesp), orientadora no Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde e no Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia do Mar, da Unifesp.

Downloads

Publicado

2025-08-28