ESCOLA, FAMÍLIA E A CONSTRUÇÃO DE VALORES: UM ESTUDO A PARTIR DA ÓTICA DE PAIS E PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

Autores

  • Alessandra Nichele Magro UNOESC
  • Maria Teresa Ceron Trevisol UNOESC

DOI:

https://doi.org/10.58422/releo2014.e482

Palavras-chave:

Escola. Família. Construção de Valores. Desenvolvimento moral

Resumo

A construção dos valores nos indivíduos ocorre por meio de um processolento e gradativo. Eles não somente transcendem objetos e atitudes, masservem, sobretudo, como padrões de atitudes e comportamentos, paracomparações e avaliações do outro e de si. Neste artigo buscamos analisara relação entre a escola e a família no processo de formação de valores,como essas instituições avaliam seu papel em relação a uma educação devalores. Este artigo possui como base empírica uma investigação compostapor uma amostra de 30 pais e/ou responsáveis e nove profissionais da educação,ou seja, três gestores educacionais, três orientadores pedagógicos etrês professores. Como procedimento de coleta de dados foi utilizado umquestionário para a coleta com os pais e uma entrevista com um roteiro semiestruturadopara os profissionais da educação. Como procedimento deanálise foi utilizada a análise de conteúdo. A análise dos dados nos permitiuverificar que os pais e/ou responsáveis atribuíram fundamental importânciaao aprendizado dos valores, pois estes possibilitam a adaptação dosindivíduos ao meio em que estão inseridos. Consideram que os valoressão qualidades constituintes dos indivíduos – a base para atitudes e comportamentos.Com relação aos profissionais da educação, eles afirmaramque formar valores oportuniza o educar para a vida e favorece a ação dosujeito na sociedade. Em relação à responsabilidade dessa construção naescola, os argumentos coletados revelaram que a escola está consciente desua responsabilidade na construção dos valores, mas deseja que ela ocorraem parceria com a família.

Biografia do Autor

Alessandra Nichele Magro, UNOESC

Professora e Mestre em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC – Campus de Joaçaba(SC).

Maria Teresa Ceron Trevisol, UNOESC

Professora e Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano. Docente da Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) - Mestrado, pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC- Campus de Joaçaba(SC).

Downloads

Publicado

2023-06-08