ESCOLA, FAMÍLIA E A CONSTRUÇÃO DE VALORES: UM ESTUDO A PARTIR DA ÓTICA DE PAIS E PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.58422/releo2014.e482Palavras-chave:
Escola. Família. Construção de Valores. Desenvolvimento moralResumo
A construção dos valores nos indivíduos ocorre por meio de um processolento e gradativo. Eles não somente transcendem objetos e atitudes, masservem, sobretudo, como padrões de atitudes e comportamentos, paracomparações e avaliações do outro e de si. Neste artigo buscamos analisara relação entre a escola e a família no processo de formação de valores,como essas instituições avaliam seu papel em relação a uma educação devalores. Este artigo possui como base empírica uma investigação compostapor uma amostra de 30 pais e/ou responsáveis e nove profissionais da educação,ou seja, três gestores educacionais, três orientadores pedagógicos etrês professores. Como procedimento de coleta de dados foi utilizado umquestionário para a coleta com os pais e uma entrevista com um roteiro semiestruturadopara os profissionais da educação. Como procedimento deanálise foi utilizada a análise de conteúdo. A análise dos dados nos permitiuverificar que os pais e/ou responsáveis atribuíram fundamental importânciaao aprendizado dos valores, pois estes possibilitam a adaptação dosindivíduos ao meio em que estão inseridos. Consideram que os valoressão qualidades constituintes dos indivíduos – a base para atitudes e comportamentos.Com relação aos profissionais da educação, eles afirmaramque formar valores oportuniza o educar para a vida e favorece a ação dosujeito na sociedade. Em relação à responsabilidade dessa construção naescola, os argumentos coletados revelaram que a escola está consciente desua responsabilidade na construção dos valores, mas deseja que ela ocorraem parceria com a família.Downloads
Publicado
2023-06-08
Edição
Seção
ARTIGOS
Licença
A Revista Eletrônica Leopoldianum - Revista de Estudos e Comunicações da Universidade Católica de Santos (ISSN: 2965-9566) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.