Pedagogia e pedagogos entre insistências e resistências: entrevista realizada com a Prof.ª Dr.ª Selma Garrido Pimenta
DOI:
https://doi.org/10.58422/repesq.2021.e1180Palavras-chave:
Epistemologia da Pedagogia. Pedagogia. Curso de Pedagogia. Formação de pedagogos.Resumo
O diálogo com a Prof.ª Dr.ª Selma Garrido Pimenta objetivou aprofundar questões teórico-metodológicas sobre a Pedagogia como Ciência da Educação, bem como discutir os desafios que lhe são impostos no campo epistemológico. Buscou-se, também, analisar aspectos concernentes à atual organização curricular dos cursos de Pedagogia — instituído como uma licenciatura para formação de professores da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental — a partir da Resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE) Conselho Pleno (CP) nº 1, de 15 de maio de 2006. Nessa esteira, a pesquisadora realiza avaliações dos impactos das Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia (DCNP) (2006) no desaparecimento da Pedagogia no interior dos próprios cursos de Pedagogia. Finaliza suas considerações com apontamentos críticos sobre as imprecisões e riscos da proposta em voga pela Base Nacional Comum de Formação de Professores (2019) na reverberação de modelos formativos praticistas, neotecnicistas e alinhados com a agenda política neoliberal em vigência no cenário brasileiro.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.