Carta de apresentação da Rede Nacional de Pesquisadores em Pedagogia (RePPed)

Autores

  • Jefferson da Silva Moreira Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Palavras-chave:

Carta de apresentação; Rede Nacional de Pesquisadores em Pedagogia.

Resumo

Documento da Rede de Pesquisadores em Educação - RePPEd- criado com os objetivos de: 

  • Congregar pessoas interessadas na discussão da Pedagogia como campo de conhecimento, curso e profissão no Brasil;
  • Fortalecer a defesa das dimensões constitutivas do campo da Pedagogia, do curso de Licenciatura em Pedagogia e da profissão de pedagoga/o;
  • Estabelecer uma rede de interlocuções nacionais sobre os desafios de consolidação da pesquisa e da formação profissional no âmbito da Pedagogia;
  • Promover uma agenda de eventos que articulem e deem visibilidade aos estatutos identitários que sustentam a Pedagogia como Ciência da Educação;
  • Participar da criação de movimentos de resistência em face das ingerências de políticas conservadoras e colonizadoras que inviabilizam pautas emergentes na produção do conhecimento e na formação pedagógica de educadores/as, relativas a diversidades, democracia e justiça social;
  • Colaborar com outros movimentos críticos e progressistas na defesa da educação como direito humano e da sociedade democrática.

Biografia do Autor

Jefferson da Silva Moreira, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), linha de pesquisa Currículo, Formação e Práticas Pedagógicas do PPGE da UEFS. Professor substituto da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Participa do grupo de Estudos e Pesquisas sobre Escola Pública, Infâncias e Formação de Educadores (Gepepinfor), vinculado ao PPGE da Unifesp

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Publicado

2021-11-14