LEITURA E ESCRITA: PRÁXIS EDUCATIVA PARA A EMANCIPAÇÃO HUMANA
Palabras clave:
Leitura. Escrita. Universidade. Pedagogia. Emancipação humanaResumen
Este texto contempla a análise da leitura e da escrita como um encaminhamento para uma práxis educativa, que possibilita a emancipação do ser humano. Para este estudo, foram levantadas questões teórico-práticas sobre leitura e escrita, indispensáveis para os cursos de formação de professores no ensino superior, uma vez que é nesse lócus que se formam sujeitos para interagir com outros na sociedade, tendo presentes os processos de ensinar e aprender. A pesquisa contou com a participação de alunos do primeiro e do quarto anos do Curso de Pedagogia de uma universidade de grande porte, no interior do Estado do Paraná. A metodologia para o desenvolvimento da pesquisa tem caráter qualitativo e exploratório. Os autores em que nos embasamos são: Lefèbvre (1963), Duarte e Fonte (2010), Fernandes (2007) e Rezende (2005; 2009). A conclusão a que se chega é que a leitura e a escrita podem ser consideradas práxis educativa para a emancipação humana, quando os professores efetuarem uma prática pedagógica consciente e assumirem a leitura assiduamente em suas vidas. Nessas circunstâncias, a leitura e a escrita, exercidas como práxis, podem contribuir para a formação de leitores.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.