Um olhar sobre a experiência da gestão do Programa Mais Educação como possibilidade futura para delineamento de novos projetos de Educação Integral no Brasil

Autores

  • Maurício Aires Vieira Universidade Federal do Pampa
  • Agnaldo Mesquita de Lima Junior Universidade Federal de Santa Maria
  • Ruhena Kelber Abrão Ferreira Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2021.e1068

Palavras-chave:

Gestão, Educação Integral, Programa Mais Educação

Resumo

No presente trabalho serão abordados e discutidos alguns conceitos basilares para a compreensão do debate da educação integral no cenário educacional atual e toda a legislação que a rege. Além disso, foi em debate também o Programa Mais Educação como política indutora da educação integral, os modos e modelos de gestão e o debate acerca da formação continuada e gestão da educação em tempo integral. Logo, entendemos a importância assumida pelo PME como principal estratégia indutora da Educação Integral no Brasil. É lamentável a subsequente descontinuidade que assolou o programa, porém, esperançamos novos programas que possam buscar uma formação tão ampla quanto possível ao alunado brasileiro.

Biografia do Autor

Maurício Aires Vieira, Universidade Federal do Pampa

Doutor em Educação. Professor da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).

Agnaldo Mesquita de Lima Junior, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorando em Educação na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Ruhena Kelber Abrão Ferreira, Universidade Federal do Tocantins

Graduado em Educação Física (FURG). Mestre em Educação Física (UFPel) e Doutor em Educação em Ciências e Saúde (UFRGS). Pós Doutorando em Políticas Públicas (UMC), na linha em Práticas de Saúde e Desenvolvimento. Professor Adjunto II da Universidade Federal do Tocantins (UFT).Docente do curso de Educação Física e professor no Programa de Ensino em Ciências e Saúde (PPGECS). Coordenador da Residência Pedagógica em Educação Física. Tutor da residência multiprofissional em Saúde da Família e bolsista da Escola de Saúde Pública de Palmas. Coordena, desde 2016, o Centro de Desenvolvimento do Esporte Recreativo e do Lazer, Rede CEDES.Filiado a Associação brasileira de pesquisa e pós-graduação em estudos do lazer (ANPEL) e da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco). Foi Conselheiro Chefe da Editora da UFT - biênio (2017-2019), bolsista da Fiocruz (2016-2017), coordenador dos cursos de Pedagogia (2015), Educação Física (2015-2017) e Educação Física, modalidade PARFOR (2016-2018). Atuou por 12 anos na Educação Básica na esfera pública municipal, estadual e particular, bem como orientação escolar. Desde 2008 atua no Ensino Superior. Tem experiência na área de Educação e Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: Infâncias, formação de profissionais para a docência, Recreação Hospitalar, Estudos do Lazer, bem como Gestão, Planejamento e Políticas Públicas em Saúde.

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Publicado

2022-01-03

Como Citar

Vieira, M. A. ., Lima Junior, A. M. de, & Ferreira, R. K. A. . (2022). Um olhar sobre a experiência da gestão do Programa Mais Educação como possibilidade futura para delineamento de novos projetos de Educação Integral no Brasil . EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 13(32), 1199–1219. https://doi.org/10.58422/repesq.2021.e1068