Heráclito e a formação dos professores: um retorno ao princípio do pensamento dialético / Heraclitus and the training of teachers: a return to the principle of dialect thinking

Auteurs-es

  • Sandra Aparecida Pires Franco Universidade Estadual de Londrina
  • Marta Silene Ferreira de Barros Universidade Estadual de Londrina.

Mots-clés :

Heráclito, Materialismo-Histórico, Dialética, Método, Formação Continuada

Résumé

 

Resumo

O propósito deste artigo é o de demonstrar que o estudo de Heráclito é essencial para fundamentar a concepção dialética dos professores em processo de formação. A metodologia utilizada foi o estudo bibliográfico e descritivo sobre o repensar da formação continuada dos professores, com base no materialismo histórico-dialético, procurando ressaltar ao professor a necessidade de conhecer o método para que ele possa adquirir uma concepção filosófica e repassar essa concepção para seus alunos. Esta pesquisa firma uma posição em que é possível superar as dificuldades presentes na contemporaneidade com relação à aquisição do conhecimento, a fim de repensar a educação e como ela está posta nesta sociedade. Como resultados, podemos concluir que o estudo de Heráclito proporciona concepções que firmam uma linha de pensamento em que se verifica a transformação intelectual humana, pois foi o filósofo precursor da ideia de movimento e do devir.

Palavras-chave: Heráclito. Materialismo-Histórico. Dialética. Método. Formação Continuada.

 

Abstract

This article has the objective of demonstrating that the studying of Heraclitus is essential to support the dialectic concept of teachers in the training process. The methodology used was the bibliographic and descriptive study of rethinking the continuous training of teachers, based on the historical-dialectic materialism, seeking to emphasize the need to know the method so that teachers can acquire a philosophical concept and transfer it to their students. This study takes the position that it is possible to overcome difficulties present in the contemporariness regarding the acquisition of knowledge, in order to rethink education and how it is positioned in this society. As results, we can conclude that the study of Heraclitus provides concepts that establish a line of though where we can verify human intellectual transformation, because he was the philosopher who created the idea of movement and of what is to come.

Keywords: Heraclitus; Historic materialism; Dialectic; Method; Continued training.

 

 

Bibliographies de l'auteur-e

Sandra Aparecida Pires Franco, Universidade Estadual de Londrina

Professora Adjunta do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina e do Programa de Mestrado em Educação, Graduada em Letras e Pedagogia, Mestre em Educação e Doutora em Letras.

Marta Silene Ferreira de Barros, Universidade Estadual de Londrina.

Professora Associada da Universidade Estadual de Londrina, Departamento de Educação.

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Publié-e

2015-02-15

Comment citer

Franco, S. A. P., & Barros, M. S. F. de. (2015). Heráclito e a formação dos professores: um retorno ao princípio do pensamento dialético / Heraclitus and the training of teachers: a return to the principle of dialect thinking. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 6(12), 404–415. onsulté à l’adresse https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/379