LA MOVILIZACIÓN DEL CONOCIMIENTO PARA LA INNOVACIÓN SOCIAL.
Mots-clés :
Movilización del conocimiento, innovación social, ciencia, desarrollo socialRésumé
El artículo parte de la necesidad de encontrar estrategias para la solución de problemas sociales. Desde una perspectiva constructivista social se presenta al conocimiento como un elemento clave para lograr sinergias entre los sectores académicos, públicos, privados y sociales que impulsen un desarrollo social. Se discuten algunos aspectos sobre la manera en que el conocimiento y en particular, la “movilización del conocimiento”, puede ser un factor vital para propiciar la “innovación social” en beneficio de nuestras comunidades, organizaciones y países.
Palabras clave: Movilización del conocimiento. Innovación social. Ciencia. Desarrollo social
Summary: The article begin from the need to find strategies for solving social problems. From a social constructivist perspective knowledge is presented as a key element to achieve synergies between academic, public, private and social sectors that promote social development. Some aspects of how knowledge, and in particular ‘knowledge mobilization’, can be a vital factor in fostering ‘social innovation’ for the benefit of our communities, organizations and countries.
Keywords: Knowledge mobilization. Social innovation. Science. Social development.
O artigo parte da premissa de que é necessário encontrar estratégias para a solução de problemas sociais. A partir de uma perspectiva social construtivista é apresenta-se o conhecimento como um elemento-chave para alcançar sinergias entre os acadêmicos e os setores público, privado e sociais para que se promova o desenvolvimento social. Discutem-se alguns aspectos da maneira como o conhecimento e, em particular, a ‘mobilização do conhecimento’, podem ser um fator vital para promover a ‘inovação social’ para o benefício de nossas comunidades, organizações e países.
Palavras-chave: Mobilização de conhecimentos. Inovação social. Ciência. Desenvolvimento social
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.