O PIBID E A FORMAÇÃO NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: DESAFIOS, DILEMAS E POSSIBILIDADES PARA A FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOCENTE
Mots-clés :
PIBID, Pedagogia, Formação de Professores, Dificuldade de aprendizagem.Résumé
Este estudo objetivou caracterizar as contribuições formativas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), alinhados aos pressupostos educacionais inclusivos de alunos de 4 e 5 anos de idade com dificuldades de aprendizagem na Educação Infantil, visando explorar os limites e perspectivas do Programa no curso de Pedagogia, no que se refere à aproximação da Universidade/Escola, a formação docente inicial e continuada e a implementação de ações didáticas lúdicas. Com base em um delineamento qualitativo e descritivo, foram analisados os resultados e impactos das ações realizadas pelo PIBID Pedagogia no processo de desenvolvimento dos alunos na compreensão das acadêmicas vinculadas ao Programa. As informações foram obtidas por meio de entrevistas semi-estruturadas, realizadas com um grupo de quatro pibidianos. A análise dos dados contemplou a organização do eixo de discussão intitulado: Metodologias e ações: enfrentamentos pedagógicos para alunos com dificuldades de aprendizagem, que buscaram problematizar os desafios e limites dos postulados do Programa nas realidades escolares e de formação docente inicial e continuada. Espera-se que os resultados favoreçam a avaliação e sistematização das práticas realizadas no Programa a fim de que sejam incorporadas as ações cotidianas da instituição escolar como eixo central da organização curricular e pedagógica ofertada às crianças na Educação Infantil.
Palavras-chave: PIBID. Pedagogia. Formação de Professores. Dificuldade de aprendizagem.
PIBID AND EDUCATION FROM AN INCLUSIVE PERSPECTIVE: CHALLENGES, DILEMMAS AND POSSIBILITIES FOR TEACHER TRAINING AND PRACTICE
Abstract: This study aimed to describe the educational contributions of the Institutional Program of Introduction to Teaching Practice Scholarships (PIBID, Brazilian official acronym) together with the educational inclusive assumptions on 4 and 5-year-old students with learning difficulties in Early Education, with a view to exploring the limits and perspectives of the Program in the Pedagogy Undergraduate Program in relation to the closer relation between University and School, the initial and continuing teacher training and the implementation of ludic teaching actions. Based on a qualitative and descriptive design, we analyzed the results and impacts of actions taken by the PIBID Pedagogy subproject team in the students’ development process according to the PIBID scholarship-granted students. Data were taken by means of semi-structured interviews with a group of four of these students. Data analysis focused on the organization of the discussion axis entitled “Methodologies and actions: educational challenges faced by students with learning difficulties”, as well as the challenges and limits of the Program postulates given the reality of the schools and the initial and continuing teacher training. We expect the results to favor the assessment and systematization of practices done in the Program so that everyday actions at school can be adopted as the main axis of curriculum and educational organization offered to children during Early Education.
Keywords: PIBID. Pedagogy. Teacher Training. Learning Difficulty.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.