REFLEXÕES EDUCATIVAS SOBRE A CRISE DE REPRODUTIBILIDADE DAS PESQUISAS BIOMÉDICAS
DOI:
https://doi.org/10.58422/releo2023.e1399Resumo
A falta de rigor científico, problemas no desenho metodológico e reprodutibilidade das investigações científicas compromete as descobertas e inovações biomédicas e de saúde. O objetivo deste estudo foi discutir a crise da reprodutibilidade das pesquisas biomédicas, evidenciando suas causas e propondo soluções para a melhoria da qualidade dos artigos publicados, bem como a valorização de publicações nacionais e latino-americanas. O problema, que já era contundente, agravou-se com a pandemia de COVID-19, especialmente em relação à política de publicação rápida adotada por inúmeros periódicos nacionais e internacionais, de estudos biomédicos e de saúde relacionados ao novo coronavírus e sua doença. São apresentadas diversas questões teóricas e práticas que precisam ser ensinadas e incorporadas de modo mais efetivo nos currículos dos cursos superiores da saúde e todos os campos do conhecimento, contribuindo para a melhoria da qualidade das investigações científicas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Os autores de textos escolhidos para publicação receberão documento para formalizar a cessão de direitos autorais de primeira publicação para a revista Leopoldianum, cuja remuneração se dará mediante o envio de dois exemplares da revista.