REFLEXÕES EDUCATIVAS SOBRE A CRISE DE REPRODUTIBILIDADE DAS PESQUISAS BIOMÉDICAS

Autores

  • Carlos Kusano Bucalen Ferrari ICBS, Campus Universitário do Araguaia, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

DOI:

https://doi.org/10.58422/releo2023.e1399

Resumo

A falta de rigor científico, problemas no desenho metodológico e reprodutibilidade das investigações científicas compromete as descobertas e inovações biomédicas e de saúde. O objetivo deste estudo foi discutir a crise da reprodutibilidade das pesquisas biomédicas, evidenciando suas causas e propondo soluções para a melhoria da qualidade dos artigos publicados, bem como a valorização de publicações nacionais e latino-americanas. O problema, que já era contundente, agravou-se com a pandemia de COVID-19, especialmente em relação à política de publicação rápida adotada por inúmeros periódicos nacionais e internacionais, de estudos biomédicos e de saúde relacionados ao novo coronavírus e sua doença. São apresentadas diversas questões teóricas e práticas que precisam ser ensinadas e incorporadas de modo mais efetivo nos currículos dos cursos superiores da saúde e todos os campos do conhecimento, contribuindo para a melhoria da qualidade das investigações científicas.

Biografia do Autor

Carlos Kusano Bucalen Ferrari, ICBS, Campus Universitário do Araguaia, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Doutor em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP). Biomédico formado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquisa Filho e Professor do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), Campus do Araguaia, UFMT. 

Downloads

Publicado

2023-09-01