Identidade e Representações sociais do ser professora de Educação Infantil
Resumo
Este artigo aborda as relações entre identidade profissional e representações sociais do ser professora de Educação Infantil. Adotamos os construtos teóricos representações sociais e identidade. Participaram da investigação 17 professoras de instituições municipais e privadas do Jaboatão dos Guararapes-PE. Como procedimentos, utilizamos narrativas escritas. A técnica de análise de conteúdo guiou a organização e discussão do material recolhido. Os resultados confirmaram que a identidade profissional docente da professora de Educação Infantil é construída no processo formativo, prática profissional e articula-se aos sentimentos e representações sociais para com a profissão.
Palavras-chave: Professora. Educação Infantil. Identidade. Representações Sociais.
IDENTITY AND SOCIAL REPRESENTATIONS OF BEING AN EARLY EDUCATION TEACHER
Abstract: This article discusses the relationship between professional identity and social representations of being an early education teacher. We adopt social representations and identity as our theoretical constructs. 17 teachers from municipal and private institutions in the city of Jaboatão dos Guararapes-PE participated in the research project. We used written narratives as procedures and the content analysis technique for the organization and discussion of the collected material. The results confirmed that the professional identity of early education teachers is built from their training process and professional practice, and it is associated with the social representations and feelings towards their profession.
Keywords: Teacher. Early Education. Identity. Social Representations.
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