Escola Sem Partido (ESP): indicativos de representações sociais de professores

Autores

  • Laeda Bezerra Machado UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
  • Mayara Correa da Silva Mendes

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2020.e961

Palavras-chave:

Escola sem partido, Representações Sociais, Professor.

Resumo

O artigo tem, como objetivo, identificar as representações sociais construídas por docentes do Ensino Médio a respeito do movimento “Escola Sem Partido” (ESP).  A Teoria das Representações Sociais foi tomada como referencial para a pesquisa. Participaram do estudo 15 docentes de Ensino Médio de Recife-PE e Região Metropolitana. Os procedimentos de coleta utilizados foram questionário e entrevista. O material foi processado pelo software IRAMUTEQ, que gerou uma nuvem de palavras e uma figura (análise de similitude). Os resultados apontam como elementos de representação social do ESP: o professor como figura central dos ataques propostos pelo movimento, posição de neutralidade dos docentes e a falta de informações sobre o ESP. Sugere-se que sejam tomadas iniciativas, sobretudo, por parte dos sindicatos junto aos professores, a fim de oferecer maiores esclarecimentos sobre o ESP e suas implicações.

Palavras-chave: Escola sem partido. Representações Sociais. Professor.

Biografia do Autor

Laeda Bezerra Machado, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Doutora em Educação, professora Associado, vinculada ao Departamento de Administração Escolar e Planejamento Educacional e Programa de Pós-graduação em Educação - Núcleo de Formação de Professores e Prática Pedagógica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, Pernambuco, Brasil. Bolsista em produtividade de Pesquisa do CNPq.  E-mail: laeda01@gmail.com

Mayara Correa da Silva Mendes

Graduada em pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, E-mail: mayara.correa30@gmail.com

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Publicado

2021-02-06

Como Citar

Machado, L. B., & Mendes, M. C. da S. (2021). Escola Sem Partido (ESP): indicativos de representações sociais de professores . EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 12(28), 664–681. https://doi.org/10.58422/repesq.2020.e961