Escola Sem Partido (ESP): indicativos de representações sociais de professores
DOI :
https://doi.org/10.58422/repesq.2020.e961Mots-clés :
Escola sem partido, Representações Sociais, Professor.Résumé
O artigo tem, como objetivo, identificar as representações sociais construídas por docentes do Ensino Médio a respeito do movimento “Escola Sem Partido” (ESP). A Teoria das Representações Sociais foi tomada como referencial para a pesquisa. Participaram do estudo 15 docentes de Ensino Médio de Recife-PE e Região Metropolitana. Os procedimentos de coleta utilizados foram questionário e entrevista. O material foi processado pelo software IRAMUTEQ, que gerou uma nuvem de palavras e uma figura (análise de similitude). Os resultados apontam como elementos de representação social do ESP: o professor como figura central dos ataques propostos pelo movimento, posição de neutralidade dos docentes e a falta de informações sobre o ESP. Sugere-se que sejam tomadas iniciativas, sobretudo, por parte dos sindicatos junto aos professores, a fim de oferecer maiores esclarecimentos sobre o ESP e suas implicações.
Palavras-chave: Escola sem partido. Representações Sociais. Professor.
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