O tema transversal saúde na formação inicial de futuros educadores / Cross-sectional study of health education during the initial training of future educators

Authors

  • Simone Lara UNIPAMPA
  • Andréia Caroline Fernandes Salgueiro UNIPAMPA
  • Jaqueline Copetti UFSM
  • Karoline Goulart Lanes UFSM
  • Robson Luiz Puntel UNIPAMPA
  • Vanderlei Folmer UNIPAMPA

Keywords:

educação, formação de professores, prática docente

Abstract

 

Resumo

O presente estudo apresenta uma proposta de trabalho com o tema transversal saúde na formação inicial de alunos do curso normal, futuros educadores infantis e dos anos iniciais. Estes estudantes construíram atividades lúdicas, a exemplo de palavras cruzadas, histórias em quadrinhos, dentre outras, envolvendo o tema referido, para uma futura abordagem aos anos iniciais, a fim de facilitar o processo de ensino aprendizagem em saúde através da ludicidade. Por fim, acredita-se que, por meio deste projeto, realizado na formação inicial dos futuros educadores, os mesmos poderão propiciar em suas aulas, enquanto futuros educadores, alternativas pedagógicas e didáticas, a fim de criar um ambiente atrativo e motivador para seus alunos, bem como nortear uma educação de caráter interdisciplinar e lúdica, voltada à promoção da saúde da criança.

Palavras-chave: Temas transversais. Saúde. Interdisciplinaridade. Atividades lúdicas. Educação em Ciências.

 

Abstract

This study proposes that health education be a cross-sectional subject in the initial training of teachers, future childhood and educators. These students have created recreational activities, such as crossword puzzles, comic books, etc., involving the referred theme, for a future approach during the early years in order to facilitate the teaching and learning process of health by means of recreation. It is believed that through this project during the initial training of future educators, they may provide pedagogical and didactical alternatives for the classes in order to create an attractive and motivating environment for their students, as well as focusing education with an interdisciplinary and recreational nature to promote child health.

Keywords: Cross-sectional themes; Health education; Inter-discipline; Recreational activities; Science education.

 

 

Author Biographies

Simone Lara, UNIPAMPA

Doutora em Educação em Ciências, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Docente do Curso de Graduação de Fisioterapia e do Programa de Especialização em Educação em Ciências, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus Uruguaiana (RS).

Andréia Caroline Fernandes Salgueiro, UNIPAMPA

Doutoranda em Bioquímica, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus Uruguaiana (RS).

Jaqueline Copetti, UFSM

Doutoranda em Educação em Ciências, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Docente do Curso de Graduação de Educação Física, Universidade da Região da Campanha (URCAMP), Campus Alegrete (RS).

Karoline Goulart Lanes, UFSM

Doutoranda em Educação em Ciências, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Docente do Programa de Especialização em Psicomotricidade, Universidade da Região da Campanha (URCAMP), Campus Alegrete (RS)

Robson Luiz Puntel, UNIPAMPA

Doutor em Bioquímica, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Orientador do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências pela mesma universidade. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Bioquímica, Universidade Federal do Pampa, Campus Uruguaiana (RS).

Vanderlei Folmer, UNIPAMPA

Doutor em Bioquímica, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Orientador do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências pela mesma universidade. Docente do Programa de Pós-Graduação em Bioquímica, Universidade Federal do Pampa, Campus Uruguaiana (RS).

Published

2015-03-08

How to Cite

Lara, S., Fernandes Salgueiro, A. C., Copetti, J., Goulart Lanes, K., Puntel, R. L., & Folmer, V. (2015). O tema transversal saúde na formação inicial de futuros educadores / Cross-sectional study of health education during the initial training of future educators. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 6(12), 434–456. etrieved from https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/359