O tema transversal saúde na formação inicial de futuros educadores / Cross-sectional study of health education during the initial training of future educators
Palabras clave:
educação, formação de professores, prática docenteResumen
Resumo
O presente estudo apresenta uma proposta de trabalho com o tema transversal saúde na formação inicial de alunos do curso normal, futuros educadores infantis e dos anos iniciais. Estes estudantes construíram atividades lúdicas, a exemplo de palavras cruzadas, histórias em quadrinhos, dentre outras, envolvendo o tema referido, para uma futura abordagem aos anos iniciais, a fim de facilitar o processo de ensino aprendizagem em saúde através da ludicidade. Por fim, acredita-se que, por meio deste projeto, realizado na formação inicial dos futuros educadores, os mesmos poderão propiciar em suas aulas, enquanto futuros educadores, alternativas pedagógicas e didáticas, a fim de criar um ambiente atrativo e motivador para seus alunos, bem como nortear uma educação de caráter interdisciplinar e lúdica, voltada à promoção da saúde da criança.
Palavras-chave: Temas transversais. Saúde. Interdisciplinaridade. Atividades lúdicas. Educação em Ciências.
Abstract
This study proposes that health education be a cross-sectional subject in the initial training of teachers, future childhood and educators. These students have created recreational activities, such as crossword puzzles, comic books, etc., involving the referred theme, for a future approach during the early years in order to facilitate the teaching and learning process of health by means of recreation. It is believed that through this project during the initial training of future educators, they may provide pedagogical and didactical alternatives for the classes in order to create an attractive and motivating environment for their students, as well as focusing education with an interdisciplinary and recreational nature to promote child health.
Keywords: Cross-sectional themes; Health education; Inter-discipline; Recreational activities; Science education.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.