Pedagogia e pedagogos entre insistências e resistências: entrevista realizada com a Prof.ª Dr.ª Selma Garrido Pimenta

Autores/as

  • Jefferson da Silva Moreira Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
  • Selma Garrido Pimenta Universidade Católica de Santos; Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2021.e1180

Palabras clave:

Epistemologia da Pedagogia. Pedagogia. Curso de Pedagogia. Formação de pedagogos.

Resumen

O diálogo com a Prof.ª Dr.ª Selma Garrido Pimenta objetivou aprofundar questões teórico-metodológicas sobre a Pedagogia como Ciência da Educação, bem como discutir os desafios que lhe são impostos no campo epistemológico. Buscou-se, também, analisar aspectos concernentes à atual organização curricular dos cursos de Pedagogia — instituído como uma licenciatura para formação de professores da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental — a partir da Resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE) Conselho Pleno (CP) nº 1, de 15 de maio de 2006. Nessa esteira, a pesquisadora realiza avaliações dos impactos das Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia (DCNP) (2006) no desaparecimento da Pedagogia no interior dos próprios cursos de Pedagogia. Finaliza suas considerações com apontamentos críticos sobre as imprecisões e riscos da proposta em voga pela Base Nacional Comum de Formação de Professores (2019) na reverberação de modelos formativos praticistas, neotecnicistas e alinhados com a agenda política neoliberal em vigência no cenário brasileiro.

Biografía del autor/a

Jefferson da Silva Moreira, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), linha de pesquisa Escola Pública, Formação de Professores e Práticas Pedagógicas. Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UEFS, linha de pesquisa Currículo, Formação e Práticas Pedagógicas (PPGE/UEFS). Especialização em Docência no Ensino Superior pela Faculdade de Tecnologias e Ciências (FTC). Participa do grupo de Estudos e Pesquisas sobre Escola Pública, Infâncias e Formação de Educadores (GEPEPINFOR), vinculado ao PPGE/UNIFESP. Interesse de estudos e pesquisas nas seguintes temáticas: Pedagogia Universitária, Didática, Formação de Professores, Aprendizagem Profissional da Docência, Professores Iniciantes e Pedagogia - tanto em relação ao curso quanto ao seu campo epistemológico. Membro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPEd) e da Associação Nacional de Didática e Práticas de Ensino (ANDIPE).

Selma Garrido Pimenta, Universidade Católica de Santos; Universidade de São Paulo (USP)

Professora titular sênior da Faculdade de Educação (FE) da Universidade de São Paulo (USP) e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Católica de Santos (Unisantos). Pesquisadora sênior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Publicado

2021-11-14

Cómo citar

Moreira, J. da S., & Pimenta, S. G. (2021). Pedagogia e pedagogos entre insistências e resistências: entrevista realizada com a Prof.ª Dr.ª Selma Garrido Pimenta. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 13(31), 925–948. https://doi.org/10.58422/repesq.2021.e1180