Formação de professores em Brasil e Portugal: revisão de literatura na perspectiva do diálogo luso-brasileiro
DOI :
https://doi.org/10.58422/repesq.2020.e1008Mots-clés :
Formação de Professores, Trabalho Docente, Revisão de Literatura, Luso-BrasileiroRésumé
Este trabalho analisa artigos publicados no Brasil e em Portugal, que privilegiam um diálogo na perspectiva luso-brasileiro sobre a formação de professores como temática norteadora da produção científica. Mediante buscas no Periódicos da CAPES e Repositorium Científicos de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP), foram selecionados 17 artigos, publicados entre 2010 e 2019. A partir da Análise de Conteúdos, percebe-se que as produções dizem respeito tanto à formação inicial como continuada; que evidenciam, em grande medida, os estudos comparados. Deste modo, conclui-se que, embora se reconheça o impacto do crescente trânsito acadêmico entre Brasil e Portugal, faz-se necessário caminhar em direção à construção do conhecimento em uma perspectiva dialógica, cooperativa e colaborativa, para que o sentido da internacionalização acadêmica possa ser construído, reconhecendo que existem muitos aspectos que necessitam ser investigados na dimensão luso-brasileira para se atingir uma compreensão mais clara daquilo que nos une.
Palavras-chave: Formação de Professores. Trabalho Docente. Revisão de Literatura.Luso-Brasileiro.
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