Formação de professores em Brasil e Portugal: revisão de literatura na perspectiva do diálogo luso-brasileiro

Autores

  • Helena Maria dos Santos Felício Universidade Federal de Alfenas

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2020.e1008

Palavras-chave:

Formação de Professores, Trabalho Docente, Revisão de Literatura, Luso-Brasileiro

Resumo

Este trabalho analisa artigos publicados no Brasil e em Portugal, que privilegiam um diálogo na perspectiva luso-brasileiro sobre a formação de professores como temática norteadora da produção científica. Mediante buscas no Periódicos da CAPES e Repositorium Científicos de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP), foram selecionados 17 artigos, publicados entre 2010 e 2019. A partir da Análise de Conteúdos, percebe-se que as produções dizem respeito tanto à formação inicial como continuada; que evidenciam, em grande medida, os estudos comparados. Deste modo, conclui-se que, embora se reconheça o impacto do crescente trânsito acadêmico entre Brasil e Portugal, faz-se necessário caminhar em direção à construção do conhecimento em uma perspectiva dialógica, cooperativa e colaborativa, para que o sentido da internacionalização acadêmica possa ser construído, reconhecendo que existem muitos aspectos que necessitam ser investigados na dimensão luso-brasileira para se atingir uma compreensão mais clara daquilo que nos une.

Palavras-chave: Formação de Professores. Trabalho Docente. Revisão de Literatura.Luso-Brasileiro.

Biografia do Autor

Helena Maria dos Santos Felício, Universidade Federal de Alfenas

Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação: Currículo, com pós-doutoramento em Educação pela Universidade do Minho (Portugal). Professora e Pesquisadora do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG, docente no Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma instituição.

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Publicado

2021-02-06

Como Citar

Felício, H. M. dos S. (2021). Formação de professores em Brasil e Portugal: revisão de literatura na perspectiva do diálogo luso-brasileiro. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 12(28), 489–505. https://doi.org/10.58422/repesq.2020.e1008