A (in)visibilidade do debate epistemológico sobre a Pedagogia no interior do próprio curso: um estudo em universidades públicas do estado da Bahia

Auteurs-es

  • Jefferson da Silva Moreira Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
  • Umberto de Andrade Pinto Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

DOI :

https://doi.org/10.58422/repesq.2021.e1163

Mots-clés :

Pedagogia. Epistemologia da Pedagogia. Graduação em Pedagogia. Projeto Pedagógico de Curso.

Résumé

O artigo problematiza a (in)visibilidade do debate epistemológico sobre a Pedagogia como Ciência da Educação no interior de cursos de graduação em Pedagogia de quatro universidades públicas do estado da Bahia. Realizou-se a análise documental de Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) de licenciatura em Pedagogia, objetivando identificar se, e de qual maneira, o debate sobre a Pedagogia como campo de estudos acadêmicos aparece nos PPC. Os resultados preliminares sublinham que a discussão sobre o estatuto epistemológico da Pedagogia ocupa lugar marginal ou, até mesmo, não existe no interior de alguns dos cursos investigados, ao menos no âmbito dos documentos prescritos. Constata-se, assim, a centralidade dos processos formativos em dimensões metodológicas e didáticas para a docência nos anos iniciais de escolarização e nos fundamentos das ciências da educação, desconsiderando, no campo epistemológico, a complexidade da Pedagogia como ciência da práxis educativa.

 

Bibliographies de l'auteur-e

Jefferson da Silva Moreira, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), linha de pesquisa Escola Pública, Formação de Professores e Práticas Pedagógicas. Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UEFS, linha de pesquisa Currículo, Formação e Práticas Pedagógicas (PPGE/UEFS). Especialização em Docência no Ensino Superior pela Faculdade de Tecnologias e Ciências (FTC). Participa do grupo de Estudos e Pesquisas sobre Escola Pública, Infâncias e Formação de Educadores (GEPEPINFOR), vinculado ao PPGE/UNIFESP. Interesse de estudos e pesquisas nas seguintes temáticas: Pedagogia Universitária, Didática, Formação de Professores, Aprendizagem Profissional da Docência, Professores Iniciantes e Pedagogia - tanto em relação ao curso quanto ao seu campo epistemológico. Membro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPEd) e da Associação Nacional de Didática e Práticas de Ensino (ANDIPE).

Umberto de Andrade Pinto, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Pedagogo. Doutor em Educação. Professor associado da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), onde atua no curso de Pedagogia, no Programa de Pós-Graduação em Educação, e no Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência. Participa de dois grupos de pesquisas: Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Escola Pública, Infâncias e Formação de Educadores (Gepepinfor) da Unifesp e o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Educador (Gepefe) da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Membro do Grupo de Trabalho (GT) 4 - Didática da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd).

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Publié-e

2021-11-14

Comment citer

Moreira, J. da S., & Pinto, U. de A. (2021). A (in)visibilidade do debate epistemológico sobre a Pedagogia no interior do próprio curso: um estudo em universidades públicas do estado da Bahia . EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 13(31), 775–800. https://doi.org/10.58422/repesq.2021.e1163