Dossiê temático: Pedagogia: epistemologia, saberes e práticas
DOI :
https://doi.org/10.58422/repesq.2021.e1192Mots-clés :
Educação; Pedagogia; Epistemologia; Saberes e práticas;Résumé
Este dossiê temático reúne artigos e ensaios elaborados por um conjunto de estudiosos(as) e pesquisadores(as) brasileiros(as) que se debruçam a analisar e compreender os aspectos constitutivos da complexa epistemologia da Pedagogia, que deve, necessariamente, corresponder aos desafios impostos à educação como fenômeno social na contemporaneidade. Além disso, os textos buscam evidenciar as relações da Pedagogia com os saberes e as práticas educativas que se manifestam em múltiplos contextos e instâncias da prática social cotidiana.
Références
BRASIL. Resolução CNE/CP n. 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação), 2019b. Disponível em:< http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=135951-rcp002-19&category_slug=dezembro-2019-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 12 maio 2020.
BRASIL. Resolução CNE/CP Nº 1, de 15 de maio de 2006, institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura, MEC/CNE 2006. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf. Acesso em: 15 abr. 2021>.
FRANCO, M. A. S. Pedagogia como ciência da educação. 2. ed. – São Paulo: Editora Cortez, 2008.
FRANCO, M. A. S; LIBÂNEO, J; PIMENTA, S. G. As dimensões constitutivas da Pedagogia como campo de conhecimento. Educação em foco: v. 14, n. 17, p. 55-78, jul. 2011. Disponível em: <https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/103>. Acesso em: 28 abr. 2021.
FRANCO, M. A. S; LIBÂNEO, J; PIMENTA, S. G. Elementos para a formulação de Diretrizes Curriculares para cursos de Pedagogia. Cadernos de Pesquisa, v. 37, n. 130, jan./abr. 2007
FRANCO, Maria Amélia Santoro. A Pedagogia como ciência da Educação: entre práxis e epistemologia. Tese de doutoramento. Orientador: Selma Garrido Pimenta. Universidade de São Paulo. São Paulo. 2001.
LIBÂNEO, J. C. Que destino os educadores darão à Pedagogia. In: Pedagogia, Ciência da Educação? Selma G. Pimenta (org.). São Paulo; Cortez, 1996, p. 127.
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos: para quê? 12. ed. São Paulo, Cortez Editora, 2010.
SAVIANI, Dermeval. A Pedagogia no Brasil: história e teoria. 2. ed. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2012.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.