Dossiê temático: Pedagogia: epistemologia, saberes e práticas

Autores

  • Maria Amélia do Rosário Santoro Franco Universidade Católica de Santos
  • Aline Daiane Nunes Mascarenhas Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
  • Jefferson da Silva Moreira Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2021.e1192

Palavras-chave:

Educação; Pedagogia; Epistemologia; Saberes e práticas;

Resumo

Este dossiê temático reúne artigos e ensaios elaborados por um conjunto de estudiosos(as) e pesquisadores(as) brasileiros(as) que se debruçam a analisar e compreender os aspectos constitutivos da complexa epistemologia da Pedagogia, que deve, necessariamente, corresponder aos desafios impostos à educação como fenômeno social na contemporaneidade. Além disso, os textos buscam evidenciar as relações da Pedagogia com os saberes e as práticas educativas que se manifestam em múltiplos contextos e instâncias da prática social cotidiana.

Biografia do Autor

Maria Amélia do Rosário Santoro Franco, Universidade Católica de Santos

Graduada em Pedagogia e Pós-Graduada Especialista em Administração Escolar pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMP). Especialista em Psicologia da Educação e Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-doutorado em Pedagogia e Prática Docente pela Universidade de Paris VIII (UP-VIII) e Universidade Federal de Sergipe (UFS). Pesquisadora 2 CNPq, desde 2007. Atua como Professora Titular e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Santos (UNISANTOS). Líder do grupo de pesquisa Pedagogia Critica: Práticas e Formação, da Universidade Católica de Santos e vice-coordenadora da Cátedra Paulo Freire na mesma instituição. 

Aline Daiane Nunes Mascarenhas, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora adjunta da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Sócia da Rede Nacional de Pesquisadores em Pedagogia (RePPed) e da Associação Nacional de Didática e Prática de Ensino .

Jefferson da Silva Moreira, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), linha de pesquisa Escola Pública, Formação de Professores e Práticas Pedagógicas. Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UEFS, linha de pesquisa Currículo, Formação e Práticas Pedagógicas (PPGE/UEFS). Especialização em Docência no Ensino Superior pela Faculdade de Tecnologias e Ciências (FTC). Participa do grupo de Estudos e Pesquisas sobre Escola Pública, Infâncias e Formação de Educadores (GEPEPINFOR), vinculado ao PPGE/UNIFESP. Interesse de estudos e pesquisas nas seguintes temáticas: Pedagogia Universitária, Didática, Formação de Professores, Aprendizagem Profissional da Docência, Professores Iniciantes e Pedagogia - tanto em relação ao curso quanto ao seu campo epistemológico. Membro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPEd) e da Associação Nacional de Didática e Práticas de Ensino (ANDIPE).

Referências

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Publicado

2021-11-14

Como Citar

Franco, M. A. do R. S., Mascarenhas, A. D. N., & da Silva Moreira, J. (2021). Dossiê temático: Pedagogia: epistemologia, saberes e práticas. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 13(31), 720–725. https://doi.org/10.58422/repesq.2021.e1192