Edições anteriores
-
Diferentes Experiências em Tempos/Espaços Entrecruzados: reflexões sobre políticas, práticas, representações e identidades profissionais
v. 16 n. 42 (2024)Este Dossiê tem como objetivo apresentar diferentes experiências em tempos/espaços entrecruzados, que possam oportunizar reflexões sobre as políticas públicas educacionais, as práticas, as representações e as identidades profissionais, que configuram os quatro eixos temáticos propostos. E, desse modo, estabelecer diálogos entre os autores do Brasil e de outros países (Argentina, Colômbia, Moçambique e Portugal), que aqui estão presentes, de modo a contribuir para o entendimento dos diferentes pontos de vista sobre os eixos escolhidos, orientando, assim, significados e sentidos à profissionalidade e à identidade docente.
-
Docência crítica: contradições e perspectivas
v. 16 n. 41 (2024)Compreende-se que as práticas pedagógicas condicionam e instituem as práticas docentes que, então, reverberam as condições estruturais que as cercam. (...) A prática pedagógica emerge dessa multidimensionalidade que cerca o ato educativo, e funciona como algo além da expressão do ofício dos professores.
Um grande antídoto para algum equilíbrio frente a tanta complexidade que cerca o ato educativo passa a ser a docência crítica: uma prática que dialoga com as circunstâncias; que cria e interpreta possibilidades e que não se deixa render às impossibilidades existentes. -
A complexidade da prática docente e desafios epistemológicos à pesquisa educacional
v. 16 n. 40 (2024)A formação de professores no Brasil e no mundo tem sido uma constante preocupação de pesquisadores da Educação. Há um certo consenso em se afirmar que essa formação é complexa e requer o acompanhamento de pesquisas e estudos críticos que podem balizar as necessidades de cada situação educativa e a reflexão coletiva dos envolvidos no processo.
Já se sabe que não há receita pronta, quando a questão é formar professores. Há sim uma contínua reflexão crítica que vai ajustando procedimentos e métodos num processo contínuo de buscar compreender como as situações que organizam a prática docente funcionam
-
Práticas inclusivas e processos escolares emancipatórios
v. 15 n. 39 (2023)As práticas autenticamente pedagógicas carregam em sua concepção os princípios que pautam os processos inclusivos. Tais processos caminham além do mero acolhimento, assegurando que numa sociedade de relações contraditórias, excludentes, desiguais, opressivas, a Pedagogia há que se fazer emancipatória e crítica, na continua busca de mais humanidade nos homens, o que se fará por meio da transformação das condições que produzem exclusão/opressão.
Na perspectiva de uma pedagogia crítica que considera, entre outros pressupostos, que a finalidade da educação é formar sujeitos conscientes de seu lugar no mundo; sujeitos que, no processo educativo, aprendam a dar nome e sentido ao mundo; e não sujeitos despersonalizados e objetos à mercê de processos tecnicistas que apenas desfiguram as possibilidades de uma pedagogia crítica e transformadora.
A educação transformadora é aquela que se opõe à perspectiva meramente mercadológica e que coloca em prática valores humanistas e democráticos, com vista à formação de uma sociedade de sujeitos. (Editorial, n. 39)
-
A multidimensionalidade da prática educativa: contextos e desafios
v. 15 n. 38 (2023)A Educação sendo um fenômeno multidimensional opera por entre múltiplas e variadas influências, que geram diferentes estruturas de poder, que atingem e rebatem na formação de cada ser humano. As influências educacionais interatuam de modo amplo, difuso, dialético e imprevisível e compõem a estrutura ideológica que constitui, molda e organiza a racionalidade que preside o mundo, num determinado tempo e espaço.
Nesse emaranhado de influências, a Pedagogia como ciência crítica da Educação revela-se como prática social que busca compreender, transformar e redirecionar as relações dos sujeitos com o saber de si e saber do mundo, por meio de práticas alternativas e por processos de formação críticos e emancipatórios. [...]
O que podemos observar nesse volume 38 da Revista Eletrônica Pesquisaeduca é, exatamente, outras possibilidades de práticas que, de forma não usual e contra-hegemônicas, fazem fissuras no modo único de considerar a realidade educacional, e se abrem para alternativas de ver e de compreender essa realidade, podendo assim funcionar como práticas mobilizadoras de novas reflexões.
-
Práticas Investigativas e Práticas Escolares
v. 15 n. 37 (2023)Nesta Edição, n. 37, os artigos foram concentrados em duas sessões: na primeira, as reflexões recaem sobre as condições e possibilidades da pesquisa em educação; na segunda, as reflexões permeiam e adentram algumas práticas escolares.
Essas sessões estão assim agrupadas para dar mais visibilidade às intenções dos autores. No entanto, conversam entre si e, muitas vezes, algum artigo de uma sessão poderia figurar na outra sessão e ser analisado em outra perspectiva.
-
Dossiê: Privatização e mercantilização da Educação Brasileira – da denúncia à resistência
v. 14 n. 36 (2022)O presente Dossiê, intitulado Privatização e mercantilização da Educação Brasileira – da denúncia à resistência, tem o objetivo de publicar artigos que aprofundem a pesquisa e divulguem a produção sobre o tema em tela, no cenário nacional e internacional. A responsabilidade de organização do Dossiê coube às professoras Doutoras Maria Isabel de Almeida, pesquisadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Católica de Santos (UniSantos), Claudia Dourado de Salces, da Rede Municipal de Ensino de Valinhos/SP, e Renata Nassralla Kassis, da Universidade Federal de São Paulo.
-
Políticas Educacionais e Formação Docente
v. 14 n. 35 (2022)Este Número da Revista Eletrônica Pesquiseduca, periódico quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Santos, reúne artigos de pesquisadores de diferentes instituições do pais e estrangeiras, com objetivo de incentivar a pesquisa e o debate qualificado em Educação, Tecnologias e Formação HUmana.
-
EDUCAÇÃO, TECNOLOGIAS E FORMAÇÃO HUMANA
v. 14 n. 34 (2022)Este Número da Revista Eletrônica Pesquiseduca, periódico quadrimestral do Programa de Educação da Universidade Católica de Santos, reúne artigos de pesquisadores de diferentes instituições do pais e estrangeira, com objetivo de, por meio do incentivo à pesquisa e ao debate qualificado Educação, Tecnologias e Formação HUmana.
-
CONDICIONES Y RETOS PARA LA INVESTIGACIÓN Y LOS INVESTIGADORES EDUCATIVOS EN UN CONTEXTO DE CAMBIOS, RIESGOS E INCERTIDUMBRE (Dossier temático)
v. 14 n. 33 (2022)Este número Especial da Revista Eletrônica Pesquiseduca traz a proposta do Dossiê Temático, Condiciones y retos para la investigación y los investigadores educativos en un contexto de cambios, riesgos e incertidumbre, coordenado pelos docentes e pesquisadores da Universidade de Guadalajara (México), Dr. Ricardo Pérez Mora e Dra. Verónica Ortiz Lefort, cujo objetivo é avançar e aprofundar o conhecimento da nova realidade que enfrentam os pesquisadores educativos.
-
FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁTICAS EDUCACIONAIS EM ESPAÇOS PEDAGÓGICOS DE FORMAÇÃO
v. 13 n. 32 (2021)Este número da Revista Eletrônica Pesquiseduca apresenta, na interrelação entre as políticas educacionais e as práticas educativas, artigos de pesquisadores que trataram dos processos de formação e profissionalização docente na perspectiva da construção dos sujeitos sociais nos espaços intersubjetivos de formação.
-
PEDAGOGIA: EPISTEMOLOGIA, SABERES E PRÁTICAS
v. 13 n. 31 (2021)Debate sobre o campo epistemológico da Pedagogia como ciência da educação e seus desafios atuais, tendo em vista as urgências que se impõem a esse campo de estudo na efetivação de uma pedagogia crítica e emancipatória.
Organizadores: Profa. Dra. Maria Amélia do Santoro Franco; Profa. Dra. Aline Daiane Nunes Mascarenhas e Prof. Me. Jefferson da Silva Moreira
-
EDUCAÇÃO E UNIVERSIDADE: COMPROMISSOS E DESAFIOS - A EDUCAÇÃO CATÓLICA NUM MUNDO MULTICULTURAL (DOSSIÊ)
v. 12 n. 27 (2020)