A LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA E A SUA ARTICULAÇÃO COM A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E SUA DOCÊNCIA

Autores

  • Franciele Roos da Silva Ilha Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Pelotas
  • Hugo Norberto Krug Professor Associado do Departamento de Metodologia de Ensino do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria.

Palavras-chave:

Projeto Pedagógico. Grupos de estudos e pesquisas. Licenciatura. Educação Física Escolar. Docência.

Resumo

Este estudo teve como objetivo compreender a articulação do projeto pedagógico e de três grupos de estudos e pesquisas do curso de Licenciatura em Educação Física do CEFD/UFSM com os conhecimentos relacionados à Educação Física Escolar e sua docência. A metodologia foi fundamentada na abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. As informações foram coletadas através da análise documental e de entrevistas semi-estruturadas com professores e acadêmicos do curso em questão, participantes de grupos de estudos e pesquisas. Para interpretar as informações utilizou-se à análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram que o PP do curso em questão, mesmo com algumas informações ultrapassadas e incompletas, procura fundamentar os processos de formação nele desenvolvidos, delineando a Educação Física escolar e sua docência como seu eixo central e de articulação das diferentes ações e espaços formativos. Em relação aos três grupos de estudos e pesquisa analisados, notou-se que eles se mostram preocupados com a formação dos futuros professores de Educação Física, pois tratam de aspectos relativos à prática pedagógica, a formação e a Educação Física escolar. Portanto, a Licenciatura em Educação Física do CEFD/UFSM foi alvo de mudanças em direção a especificidade da formação na área da docência no contexto escolar.

Biografia do Autor

Franciele Roos da Silva Ilha, Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Pelotas

Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Especialista em Educação Física Escolar e em Gestão Educacional (UFSM); Mestre em Educação (UFSM) e Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Pelotas. Pesquisadora Associada do Grupo de Pesquisa em Educação Física (GEPEF/UFSM).

Hugo Norberto Krug, Professor Associado do Departamento de Metodologia de Ensino do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria.

Doutor em Educação pela UFSM/UNICAMP (2001); Doutor em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (2004); Professor Associado do Departamento de Metodologia de Ensino do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Física (GEPEF/UFSM).

Downloads

Publicado

2012-11-09

Como Citar

Ilha, F. R. da S., & Krug, H. N. (2012). A LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA E A SUA ARTICULAÇÃO COM A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E SUA DOCÊNCIA. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 4(7), 24–43. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/242