Pesquisa-Ação: lembretes de princípios e de práticas

Autores

  • Maria Amélia Santoro Franco Universidade Católica de Santos

Palavras-chave:

Pesquisa-ação, Metodologia, Pesquisa-Ação Pedagógica

Resumo

Trata- se de um ensaio baseado em trabalhos anteriores de pesquisa-ação e tem por finalidade responder a questão: quais os princípios básicos para que uma pesquisa possa ser considerada dentro da rubrica pesquisa-ação? Para tanto utiliza referencias de autores nessa modalidade de ensino e sugere sete passos para encadear procedimentos práticos mínimos

Palavras-chave:   Pesquisa-ação. Metodologia. Pesquisa-Ação Pedagógica

 

Action research: reminders of principles practices

Abstract: his is an essay based on previous action research papers and aims to answer the following question: what are the basic principles for a research project to be labeled as action research? To do so, it refers to authors related to this teaching model and suggests seven steps to sequence elementary practical procedures.

Keywords:   Action research. Methodology. Pedagogical Action Research

Biografia do Autor

Maria Amélia Santoro Franco, Universidade Católica de Santos

Doutora em Educação pela USP (2001) e Mestre em Psicologia da Educação pela PUC-SP (1996). Realizou pós-doutorado com supervisão de Bernard Charlot (2011). É pesquisadora 2 do CNPq; pesquisadora do GEPEFE (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação do Educador) na USP e docente pesquisadora no Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação na Universidade Católica de Santos.

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Publicado

2020-05-24

Como Citar

Franco, M. A. S. (2020). Pesquisa-Ação: lembretes de princípios e de práticas. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 11(25), 358–370. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/949