Professores na corda bamba: as atividades circenses na formação inicial como conteúdo da Educação Física
Keywords:
Atividades Circenses. Educação Física. Estágio Curricular Supervisionado. Séries/Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Formação Inicial.Abstract
Este estudo teve como objetivo verificar as contribuições e repercussões que as Atividades Circenses (AC) oferecem à formação inicial de professores de Educação Física (EF) que atuam como estagiários com alunos da escola básica. A metodologia caracterizou-se como uma pesquisa participante e foi realizada com dez (10) acadêmicos do curso de licenciaturaem Educação Físicada Universidade Federal de Santa Maria, matriculados na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado III (Séries/Anos Iniciais do Ensino Fundamental). Foram realizados doze (12) encontros reflexivos, os quais abordaram conteúdos teórico/práticos referentes às AC, possibilitando a oportunidade de ministrarem aulas sobre esta temática. Foram realizadas entrevistas sobre a relevância desta temática. Nos resultados encontramos alguns aspectos positivos como: auxílio no planejamento, motivação dos alunos, ampliação e valorização da EF, melhoras na expressividade e estabelecimento das relações sociais com a prática; e alguns aspectos negativos como: resistência encontrada no meio escolar, dificuldade no tratamento dos alunos, falta de materiais adequados e pouco tempo de formação. Concluímos que a apropriação dos conteúdos das AC foi relevante para a formação inicial, a qual possibilitou a ampliação do conhecimento dos futuros professores em relação às práticas corporais.
Palavras-chave: Atividades Circenses. Educação Física. Estágio Curricular Supervisionado. Séries/Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Formação Inicial.
Teachers on a tightrope: circus activities as a part of pre-service training in physical education
This study aimed to verify the contributions and repercussions that Circus Activities (CA) provide to the pre-service training of Physical Education teachers that work as interns with elementary and high school students. Its methodology was participant research carried out with ten (10) students from the Physical Education Teaching Degree Program of the Federal University of Santa Maria enrolled in the Supervised Internship III course unit (early elementary school years). Twelve (12) reflective meetings were done to address theoretical/practical contents related to CA, enabling lessons to be taught over this theme. Interviews about the relevance of this theme were conducted. Among the results, we found some positive aspects such as: assistance in planning, student motivation, Physical Education expansion and enhancement, improvements in expressiveness and the establishment of social relations with practice. Some negative aspects were the resistance encountered at school, the difficulty in dealing with students, the lack of adequate materials, and little time for training. We concluded that the appropriation of CA content was relevant to pre-service training as it enabled the future teachers to broaden their knowledge of body practices.
Keywords: Circus activities. Physical Education. Supervised Curriculum Internship. Early Elementary Education Years. Pre-service Training.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.