Formação de educadores em contexto de mudanças: políticas educacionais, teorias e práticas

Autores/as

  • Irene Jeanete Lemos Gilberto Universidade Católica de Santos

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2021.e1184

Palabras clave:

Educação. Formação de educadores. Ética e formação. Educação Superior.

Resumen

Apresentação dos artigos que compõem o número 30, volume 13, da Revista Eletrônica Pesquiseduca.

Biografía del autor/a

Irene Jeanete Lemos Gilberto, Universidade Católica de Santos

Doutora em Letras (USP-SP). Docente e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação da Universidade Católica de Santos (SP).

Citas

ARAÚJO, Gustavo Cunha de; SANTOS, Gracilene dos. Práticas de letramento na sala multifuncional da Escola Estadual Indígena Tekator, Aldeia Mariazinha, Tocantinópolis (TO). Revista Eletrônica Pesquiseduca. Santos, V.13, N. 30, p.585-603, maio-ago. 2021. ISSN: 2177-1626.

CARABETTA JÚNIOR, Valter; RODRIGUES, Cintia Leci. O Uso de Células-Tronco Embrionárias em Pesquisas na Opinião de Estudantes Universitários. Revista Eletrônica Pesquiseduca. Santos, V.13, N. 30, p.696-713, maio-ago. 2021. ISSN: 2177-1626.

FERREIRA, Luciene; GARCIA, Paulo Sérgio. Uma análise das percepções de diretoras de creche sobre as melhorias da qualidade do berçário. Revista Eletrônica Pesquiseduca. Santos, V.13, N. 30, p.653-679, maio-ago. 2021. ISSN: 2177-1626.

JESUS, Lilian Alves Moura de; SANTOS, Maria de Fátima Luz. Ações estaduais para a educação profissional pública na Bahia – Império e República. Revista Eletrônica Pesquiseduca. Santos, V.13, N. 30, p.509-532, maio-ago. 2021. ISSN: 2177-1626.

MAGALHÃES, Maria de Lourdes Tavares; PORTO, Bernadete de Souza. A pesquisa e a produção dos saberes pedagógicos no Ensino Superior: o que nos revelam as narrativas docentes? Revista Eletrônica Pesquiseduca. Santos, V.13, N. 30, p.453-472, maio-ago. 2021. ISSN: 2177-1626.

MÉDICI, Domênico dos Santos; MIRANDA, Vitoria da Silva; LEÃO, Marcelo Franco Leão. Políticas de Ação Afirmativa no contexto escolar: percepções dos estudantes de uma escola pública de Mato Grosso. Revista Eletrônica Pesquiseduca. Santos, V.13, N. 30, p. 680-695, maio-ago. 2021. ISSN: 2177-1626.

MENEZES, Gabriela Nunes de; AROEIRA, Kalline Pereira. A Formação Contínua em escola de tempo integral: narrativas e possibilidades para a prática docente. Revista Eletrônica Pesquiseduca. Santos, V.13, N. 30, p.604-618, maio-ago. 2021. ISSN: 2177-1626.

NEZ, Egeslaine de; LIMA, Esthefany Alves de. Grupos de Pesquisa: espaços para internacionalização da Educação Superior. Revista Eletrônica Pesquiseduca. Santos, V.13, N. 30, p.473- 489, maio-ago. 2021. ISSN: 2177-1626.

OLIVEIRA, Rodrigo Monteiro de; PORTO, Tatiana Peres Santana; FERREIRA, Ruhena Kelber Abrão. A aplicação dos princípios da Bioética no Ensino Superior. Revista Eletrônica Pesquiseduca. Santos, V.13, N. 30, p.619-632, maio-ago. 2021. ISSN: 2177-1626.

RATES, Filomena Maria; COSTA LINS, Maria Judith Sucupira. Filosofia da educação e desenvolvimento da pessoa humana por meio da construção de conceitos éticos. Revista Eletrônica Pesquiseduca. Santos, V.13, N. 30, p.409-425, maio-ago. 2021. ISSN: 2177-1626.

SILVA, Andressa Lima da; MATIAS, Juliana Cândido; BARROS, Josemir Almeida Barros. Pesquisa em Educação por meio da pesquisa-ação. Revista Eletrônica Pesquiseduca. Santos, V.13, N. 30, p.490- 508, maio-ago. 2021. ISSN: 2177-1626.

SILVA, Antonio Carlos Barbosa da; MAIA, Bruna Bortolozzi. Grupo de acolhimento com professoras: desafios frente ao ensino remoto emergencial. Revista Eletrônica Pesquiseduca. Santos, V.13, N. 30, p. 533-552, maio-ago. 2021. ISSN: 2177-1626.

SILVA, Assis Leão da; SILVA, Clesivaldo da. A Base Nacional Comum Curricular e a educação étnico-racial na promoção de uma educação antirracista. Revista Eletrônica Pesquiseduca. Santos, V.13, N. 30, p. 553- 570, maio-ago. 2021. ISSN: 2177-1626.

SILVA, Danieli Dias da. ROSTAS, Márcia Helena Sauaia Guimarães. Formação de professores e tecnologia: uma experiência entre professores iniciantes e professores experientes. Revista Eletrônica Pesquiseduca. Santos, V.13, N. 30, p.633- 652, maio-ago. 2021. ISSN: 2177-1626.

TÁRREGA, Maria Cristina Vidotte Blanco; ALVES, Felipe Freitas de Araújo; APPROBATO, Ana Patrícia Ribeiro; SONCIN, Angela Carolina. Bullying: Legislação brasileira e o impacto social do fenômeno no contexto escolar. Revista Eletrônica Pesquiseduca. Santos, V.13, N. 30, p.571-584, maio-ago. 2021. ISSN: 2177-1626.

VIRGÍNIO, William de Macêdo; DANTAS, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto. O revisitar do conceito pedagógico de competência. Revista Eletrônica Pesquiseduca. Santos, V.13, N. 30, p.426-452, maio-ago. 2021. ISSN: 2177-1626.

Publicado

2021-09-13

Cómo citar

Gilberto, I. J. L. (2021). Formação de educadores em contexto de mudanças: políticas educacionais, teorias e práticas. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 13(30), 399–408. https://doi.org/10.58422/repesq.2021.e1184