DESAFIOS DA HUMANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO NO PENSAMENTO EDUCACIONAL DO PAPA FRANCISCO: ENTREVISTA COM D. TARCÍSIO SCARAMUSSA, CHANCELER DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SANTOS
Mots-clés :
Educação. Educação Humanizadora. Processos Educativos Inclusivos.Résumé
Nesta entrevista, D. Tarcísio Scaramussa, Chanceler da Universidade Católica de Santos e bispo Diocesano de Santos, expõe suas ideias sobre a educação e os desafios postos aos educadores, na perspectiva do pensamento do Papa Francisco para uma educação humanizadora, convidando-nos a refletir sobre o papel do educador na promoção de processos educativos inclusivos capazes de eliminar as desigualdades sociais, econômicas e culturais que afetam o gênero humano, de modo a promover a cultura do encontro com a diversidade como um elemento intrínseco à doutrina cristã.
Palavras-chave: Educação. Educação Humanizadora. Processos Educativos Inclusivos.
Challenges to humanize education according to Pope Francis’ educational thought: Interview with D. Tarcísio Scaramussa, SDB, Chancellor of the Catholic University of Santos
Abstract: In this interview, D. Tarcísio Scaramussa, Chancellor of the Catholic University of Santos and the Diocesan Bishop of Santos, exposes his ideas about education and the challenges posed to educators according to Pope Francis’ thought for a humanizing education, inviting us to reflect on their role in promoting inclusive educational processes capable of eliminating cultural, economic and social inequalities that affect the human gender and thus promoting a culture of the encounter with diversity as an element intrinsic to the Christian doctrine.
Keywords: Education. Humanizing Education. Inclusive Educational Processes.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.