Vozes e memórias no/do cotidiano escolar: o acolhimento dos professores de Educação Física iniciantes na Educação Básica

Autores

  • Hugo Norberto Krug Universidade Federal de Santa Maria
  • Marilia de Rosso Krug Universidade de Cruz Alta
  • Rodrigo de Rosso Krug Universidade de Cruz Alta

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2021.e1158

Palavras-chave:

Palavras-chave: Educação Física. Cotidiano Escolar. Professores Iniciantes. Acolhimento.

Resumo

O estudo objetivou dar voz aos professores de Educação Física (EF) iniciantes na Educação Básica (EB), no cotidiano escolar da rede de ensino público, de uma cidade do interior do estado do Rio Grande do Sul (Brasil), para relatarem suas experiências vividas no acolhimento na escola básica. Caracterizamos a pesquisa como qualitativa com abordagem (auto)biográfica onde utilizamos a narrativa oral que foi gravada, transcrita e analisada à luz da identificação dos significados. Participaram dez professores de EF iniciantes na EB das referidas redes de ensino e cidade. Concluímos que o processo de inserção dos professores de EF iniciantes na EB não abrangeu de forma adequada a todos os professores estudados, tendo como consequências a tendência de potencialização de dificuldades, tanto para os docentes, quanto para a escola, enquanto instituição educativa.

Biografia do Autor

Hugo Norberto Krug, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Educação (UNICAMP/UFSM), Doutor em Ciência do Movimento Humano (UFSM), Professor do Departamento de Metodologia do Ensino do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da UFSM, Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (Mestrado) da UFSM.

Marilia de Rosso Krug, Universidade de Cruz Alta

Licenciada em Educação Física (UFPel); Mestre em Ciência do Movimento Humano (UFSM); Doutora em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (UFSM); Professora do Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde (Mestrado) da Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ); Coordenadora do Curso de Licenciatura em Educação Física da UNICRUZ.

Rodrigo de Rosso Krug, Universidade de Cruz Alta

Licenciado em Educação Física (UNICRUZ); Mestre em Ciências do Movimento Humano (UDESC); Doutor em Ciências Médicas (UFSC); Professor e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde (Mestrado) da Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ).

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Publicado

2022-01-03

Como Citar

Krug, H. N., Krug, M. de R., & Krug, R. de R. . (2022). Vozes e memórias no/do cotidiano escolar: o acolhimento dos professores de Educação Física iniciantes na Educação Básica. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 13(32), 1120–1140. https://doi.org/10.58422/repesq.2021.e1158