A LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA E A SUA ARTICULAÇÃO COM A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E SUA DOCÊNCIA

Autores/as

  • Franciele Roos da Silva Ilha Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Pelotas
  • Hugo Norberto Krug Professor Associado do Departamento de Metodologia de Ensino do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria.

Palabras clave:

Projeto Pedagógico. Grupos de estudos e pesquisas. Licenciatura. Educação Física Escolar. Docência.

Resumen

Este estudo teve como objetivo compreender a articulação do projeto pedagógico e de três grupos de estudos e pesquisas do curso de Licenciatura em Educação Física do CEFD/UFSM com os conhecimentos relacionados à Educação Física Escolar e sua docência. A metodologia foi fundamentada na abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. As informações foram coletadas através da análise documental e de entrevistas semi-estruturadas com professores e acadêmicos do curso em questão, participantes de grupos de estudos e pesquisas. Para interpretar as informações utilizou-se à análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram que o PP do curso em questão, mesmo com algumas informações ultrapassadas e incompletas, procura fundamentar os processos de formação nele desenvolvidos, delineando a Educação Física escolar e sua docência como seu eixo central e de articulação das diferentes ações e espaços formativos. Em relação aos três grupos de estudos e pesquisa analisados, notou-se que eles se mostram preocupados com a formação dos futuros professores de Educação Física, pois tratam de aspectos relativos à prática pedagógica, a formação e a Educação Física escolar. Portanto, a Licenciatura em Educação Física do CEFD/UFSM foi alvo de mudanças em direção a especificidade da formação na área da docência no contexto escolar.

Biografía del autor/a

Franciele Roos da Silva Ilha, Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Pelotas

Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Especialista em Educação Física Escolar e em Gestão Educacional (UFSM); Mestre em Educação (UFSM) e Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Pelotas. Pesquisadora Associada do Grupo de Pesquisa em Educação Física (GEPEF/UFSM).

Hugo Norberto Krug, Professor Associado do Departamento de Metodologia de Ensino do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria.

Doutor em Educação pela UFSM/UNICAMP (2001); Doutor em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (2004); Professor Associado do Departamento de Metodologia de Ensino do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Física (GEPEF/UFSM).

Publicado

2012-11-09

Cómo citar

Ilha, F. R. da S., & Krug, H. N. (2012). A LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA E A SUA ARTICULAÇÃO COM A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E SUA DOCÊNCIA. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 4(7), 24–43. ecuperado a partir de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/242