A fase de entrada na carreira docente nas percepções de professores de Educação Física iniciantes na Educação Básica: que momento é este?

Autores

  • Hugo Norberto Krug Universidade Federal de Santa Maria
  • Marilia de Rosso Krug Universidade de Cruz Alta
  • Rodrigo de Rosso Krug Universidade de Cruz Alta

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2020.e956

Palavras-chave:

Educação Física. Início da Docência. Caracterização do Momento.

Resumo

O estudo objetivou analisar as palavras caracterizadoras do momento do início da docência ou fase de entrada na carreira docente, nas percepções de professores de Educação Física (EF) iniciantes na Educação Básica (EB), de uma rede de ensino pública, de uma cidade do interior do estado do Rio Grande do Sul (Brasil). Caracterizamos a pesquisa como qualitativa do tipo estudo de caso. O instrumento de pesquisa foi um questionário. A interpretação das informações coletadas foi efetuada por meio da análise de conteúdo. Participaram cinco professores de EF iniciantes na EB das referidas redes de ensino e cidade. Concluímos que identificamos um rol de quatorze palavras caracterizadoras do momento do início da docência e que essas oscilaram entre palavras caracterizadas com conotações positivas e negativas e que as negativas foram em maior número que as positivas. As palavras com conotações negativas possivelmente estão ligadas ao estágio de sobrevivência da entrada na carreira e as palavras com conotações positivas possivelmente estão ligadas ao estágio de descoberta.

Palavras-chave: Educação Física. Início da Docência. Caracterização do Momento.

Biografia do Autor

Hugo Norberto Krug, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Educação (UNICAMP/UFSM), Doutor em Ciência do Movimento Humano (UFSM), Professor do Departamento de Metodologia do Ensino do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da UFSM, Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (Mestrado) da UFSM.

Marilia de Rosso Krug, Universidade de Cruz Alta

Doutora em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (UFSM); Professora do Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde (Mestrado) da Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ).

Rodrigo de Rosso Krug, Universidade de Cruz Alta

Doutor em Ciências Médicas (UFSC); Professor do Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde (Mestrado) da Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ).

Referências

ÁLVAREZ, L. M. Prefácio. Tradução de Elisandro Schultz Wittizorecki. In: CONCEIÇÃO, V. J. S. da; FRASSON, J. S. (Orgs.). Textos e contextos sobre o trabalho de professor de Educação Física no início da docência. Porto Alegre: Sulina, 2016. p. 9-22.

ARAGÃO, P.; MORETTI-PIRES, R. O. Questionários. In: SANTOS, S. G. dos; MORETTI-PIRES, R. O. (Orgs.). Métodos e técnicas de pesquisa qualitativa aplicada à Educação Física. Florianópolis: Tribo da Ilha, 2012. p. 184-187.

BERRIA, J.; CONFORTIN, S. C.; SANT’ANA, J.; MORETTI-PIRES, R. O.; SANTOS, S. G. dos. Seleção dos informantes. In: SANTOS, S. G. dos; MORETTI-PIRES, R. O. (Orgs.). Métodos e técnicas de pesquisa qualitativa aplicada à Educação Física. Florianópolis: Tribo da Ilha, 2012. p. 157-168.

BERNARDI, A. P.; CRISTINO, A. P. da R.; CONTREIRA, C. B.; ILHA, F. R. da S.; KRÜGER, L. R.; FLORES, P. P.; KRUG, H. N. O percurso profissional de professores de Educação Física Escolar de Santa Maria (RS): a fase de entrada na carreira docente. In: Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, Congresso Internacional de Ciências do Esporte, XVI., III., 2009, Salvador. Anais, Salvador: CBCE, 2009. p. 1-13.

CLARO JÚNIOR, R. S.; FILGUEIRAS, L. P. Dificuldades de gestão de aula de professores de Educação Física em início de carreira na escola. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 2, n. 8, p. 9-24, 2009.

CONCEIÇÃO, V. J. S. da; KRUG, H. N.; BOROWSKI, E. B. V.; FRASSON, J. S. Formação inicial e a prática pedagógica do professor de Educação Física iniciante. Revista Olhar de Professor, Ponta Grossa, v. 17, n. 1, p. 86-97, 2014.

CRUZ, S. P. da S.; NETO, J. B. A polivalência no contexto da docência nos anos iniciais da escolarização básica: refletindo sobre experiências de pesquisa. Revista Brasileira de Educação [online], v.17, n.50, p.385-398, mai/ago. 2012.

FLORES, P. P.; CONTREIRA, C. B.; ILHA, F. R. da S.; CRISTINO, A. P. da R.; KRÜGER, L. G.; KRUG, H. N. O percurso profissional de professores de Educação Física Escolar de Santa Maria, RS. Revista Digital Lecturas: Educación Física y Deportes, Buenos Aires, a. 15, n. 147, p. 1-28, ago. 2010. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd147/o-percurso-profissional-de-professores-de-educacao-fisica-escolar. Acesso em: 27 fev. 2020.

GABARDO, C. V.; HOBOLD, M. de S. Professores iniciantes: acolhimento e condições de trabalho. Revista Atos de Pesquisa em Educação, Blumenau, v. 8, n. 2, p. 500-549, mai.ago. 2013.

GATTI, B. A. Formação de professores e carreira: problemas e movimentos de renovação. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2000.

GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais. 8 ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Editora Record, 2004.

GONÇALVES, J. A. M. A carreira dos professores do ensino primário. In: NÓVOA, A. (Org.). Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto Editora, 1995. p. 141-169.

HUBERMAN, M. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, A. (Org.). Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto Editora, 1995. p.31-62.

ILHA, F. R. da S.; KRUG, H. N. Os percursos de trans-formações de professores de Educação Física Escolar: as fases de suas carreiras profissionais. Revista de Educação PUC - Campinas, Campinas, n. 27, p. 21-32, jul./dez. 2009.

ILHA, F. R. da S.; KRUG, H. N. O professor iniciante e a Educação Física Escolar: desafios que se somam. In: CONCEIÇÃO, V. J. S. da; FRASSON, J. S. (Orgs.). Textos e contextos sobre o trabalho do professor de Educação Física no início da docência. Porto Alegre: Sulina, 2016. p. 181-204.

KRUG, H. N. Os primeiros anos da profissão professor de Educação Física Escolar: a insegurança, a sobrevivência e o entusiasmo profissional. Revista Biomotriz, Cruz Alta, n. 4, p. 70-79, 2006.

KRUG, H. N. Apontamentos sobre as dificuldades encontradas na prática pedagógica em Educação Física: o caso dos professores iniciantes. Revista Gestão Universitária, Belo Horizonte, p. 1-10, set. 2019b. Disponível em: http://www.gestaouniversitaria.com.br/artigos/apontamentos-sobre-as-dificuldades-na-pratica-pedagogica-em-educacao-fisica-o-caso-dos-professores. Acesso em: 28 fev. 2020.

KRUG, H. N. A indisciplina dos alunos da Educação Básica nas aulas de Educação Física de professores iniciantes na carreira docente. Revista Gestão Universitária, Belo Horizonte, p. 1-20, nov. 2019c. Disponível em: http://www.gestaouniversitaria.com.br/artigos/a-indisciplina-dos-alunos-da-educacao-fisica-da-educacao-basica-nas-aulas-de-educacao-fisica-de-professores-iniciantes-na. . Acesso em: 28 fev. 2020.

KRUG, H. N. Apontamentos sobre a fase de entrada na carreira docente em Educação Física: o choque com a realidade escolar. Revista Gestão Universitária, Belo Horizonte, p. 1-13, jan. 2020a. Disponível em: http://www.gestaouniversitaria.com.br/artigos/apontamentos-sobre-a-fase-de-entrada-na-carreira-docente-em-educacao-fisica-o-choque-. . Acesso em: 28 fev. 2020.

KRUG, H. N. Apontamentos sobre a fase de entrada na carreira docente em Educação Física: o surgimento do entusiasmo profissional. Revista Gestão Universitária, Belo Horizonte, p. 1-12, mar. 2020b. Disponível em: <http://www.gestaouniversitaria.com.br/artigos/apontamentos-sobre-a-fase-de-entrada-na-carreira-docente-em-educacao-fisica-o-surgimento-do-entusiasmo-profissional.htm> . Acesso em: 09 mar. 2020.

KRUG, H. N.; KRUG, R. de R. Problemas/dificuldades/dilemas/desafios da formação profissional e da prática pedagógica de professores de Educação Física. Revista Biomotriz, Cruz Alta, v. 12, n. 2, p. 1-25, ago. 2018.

KRUG, H. N.; KRUG, R. de R.; ILHA, F. R. da S. Professores iniciantes de Educação Física Escolar: os seus dilemas e sua gestão. Revista Quaestio, Sorocaba, v. 15, n.2, p. 315-337, dez. 2013.

KRUG, H. N.; KRUG, M. M.; TELLES, C. Os sentimentos expressos pelos professores de Educação Física da Educação Básica frente às dificuldades da prática pedagógica. Revista Biomotriz, Cruz Alta, v. 13, n. 2, p. 49-68, jun. 2019.

KRUG, H. N.; KRUG, M. de R.; KRUG, R. de R.; TELLES, C.; FLORES, P. P. Os desafios do cotidiano educacional de professores de Educação Física iniciantes na Educação Básica. Revista Didática Sistêmica, Rio Grande, v. 19, n. 2, p. 14-28, 2017a.

KRUG, H. N.; KRUG, R. de R.; KRUG, M. de R.; TELLES, C.; FLORES, P. P. As marcas docentes no início da carreira de professores de Educação Física na Educação Básica. Revista Triângulo, Uberaba, v. 10, n. 1, p. 56-72, jan./jun. 2017b.

KRUG, H. N.; KRUG, M. de R.; KRUG, R. de R.; TELLES, C.; FLORES, P. P. As contribuições da formação inicial para a prática docente na percepção de professores de Educação Física iniciantes na Educação Básica. Revista Querubim, Niterói, a. 13, n. 33, v. 02, p. 104-109, 2017c.

KRUG, H. N.; KRUG, M. de R.; KRUG, R. de R.; KRUG, M. M.; TELLES, C. Necessidades formativas de professores de Educação Física iniciantes na Educação Básica. Revista Querubim, Niterói, a. 15, n. 38, v. 04, p. 23-31, 2019a.

KRUG, H. N.; KRUG, M. de R.; KRUG, R. de R.; KRUG, M. M.; TELLES, C. A docência em Educação Física na Educação Básica: os fatores indicativos de (in)satisfação profissional em diferentes fases da carreira. Revista Querubim, Niterói, a. 15, n. 38, v. 04, p. 13-22, 2019b.

KRUG, R. de R.; KRUG, H. N. O Estágio Curricular Supervisionado na percepção dos acadêmicos da Licenciatura em Educação Física do CEFD/UFSM: que momento é este? Revista Arquivos em Movimento, Rio de Janeiro, v. 6, n. 2, p. 101-116, jul./dez. 2010.

LUFT, C. P. Mini Dicionário Luft. São Paulo: Ática/Scipione, 2000.

MARCELO GARCIA, C. Formação de professores – para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.

MARCELO GARCIA, C. O professor iniciante, a prática pedagógica e o sentido da experiência. Revista Brasileira de Pesquisa Sobre Formação Docente, Belo Horizonte, v. 3, n. 3, p. 11-49, ago./dez. 2010.

MARTINS, G. A. Estudo de caso: estratégia de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2006.

MATTOS, M. G. de. Vida no trabalho e sofrimento mental do professor de Educação Física da escola municipal: implicações em seu desempenho e na vida profissional, 1994. Tese (Doutorado em Administração Escolar) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1994.

MEDEIROS, C. da R.; BOROWSKI, E. B. V.; KRUG, H. N.; CONCEIÇÃO, V. J. S. da. Identização docente de professores de educação Física no início da carreira. Revista Educação em Perspectiva, Viçosa, v. 5, n. 2, p. 31-49, jul./dez. 2014.

MOLINA NETO, V. A cultura do professorado de Educação Física das escolas públicas de Porto Alegre. Revista Movimento, Porto Alegre, v. 4, n. 7, p.34-42, 1997.

PONTE, J. P. da. Estudos de casos em Educação Matemática. Revista Bolema, Rio Claro, v.19, n.25, p. 105-132, 2006.

QUADROS, Z. de F.; BLASIUS, J.; KRUG, H. N.; CONCEIÇÃO, V. J. S. da. Prática educativa de professores de Educação Física no início da docência. Revista Educação & Linguagem, São Paulo, v. 18, n. 1, p. 21-40, jan./jun. 2015a.

QUADROS, L. R. de; CARDOSO, V. D.; FRASSON, J. S.; MEDEIROS, C. da R.; BOROWSKI, E. B. V.; CONCEIÇÃO, V. J. S. da; KRUG, H. N. O trabalho docente de professores de Educação Física iniciantes do município de Criciúma-SC. Revista Conexões, Campinas, v. 13, n. 3, p. 12-23, jul./set. 2015b.

REZER, R.; MADELA, A.; DAL-CIN, J. Apontamentos sobre o ingresso na carreira docente: possibilidades para o campo da Educação Física. In: CONCEIÇÃO, V. J. S. da; FRASSON, J. S. (Orgs.). Textos e contextos sobre o trabalho do professor de Educação Física no início da docência. Porto Alegre: Sulina, 2016. p. 65-83.

SANTOS, M. dos S.; CONCEIÇÃO, V. J. S. da; FRASSON, J. S.; KRUG, H. N. Dificuldades pedagógicas encontradas por professores de Educação Física no início da docência. Revista Querubim, Niterói, a. 12, n. 28, v. 03, p. 32-38, 2016.

SILVA, M. S. da; KRUG, H. N. Os sentimentos de bem e mal-estar docente dos professores de Educação Física escolar no ensino fundamental de Santa Maria (RS): um estudo fenomenológico. Revista Biomotriz, Cruz Alta, n. 2, p. 38-49, nov. 2004.

SILVEIRA, J. da S.; MASCHIO, V.; BASEI, A. P.; SILVA, M. S. da; KRUG, H. N. O desenvolvimento profissional dos professores de Educação Física: o início da docência. In: KRUG, H. N.; KRÜGER, L. G.; CRISTINO, A. P. da R. (Orgs.). Os professores de Educação Física em formação. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2008. p. 63-67. (Coleção Formação de Professores de Educação Física; v. 4).

SODRÉ, D. O. R.; SILVA, J. A. R. da; SANTOS, Q. D. de O. Aprender a profissão – professores em início de carreira, as dificuldades do trabalho pedagógico no cotidiano da escola. In: Encontro Brasileiro da Redestrado, 2017, Campinas. Anais – Redestrado, Campinas, 2017. p. 1-20.

SOUZA, D. B. Os dilemas do professor iniciante: reflexões sobre os cursos de formação inicial. Revista Saber Acadêmico, São Paulo, n. 08, p. 35-45, dez. 2009.

TELLES, C.; KRUG, R. de R.; CONCEIÇÃO, V. J. S. da; KRUG, H. N. Os saberes necessários ao bom professor de Educação Física Escolar na percepção dos acadêmicos ingressantes da graduação. Revista Gestão Universitária, Belo Horizonte, p. 1-14, mar. 2015. Disponível em:< http://www.gestaouniversitaria.com.br/artigos/os-saberes-necessarios-ao-bom-professor-de-educacao-fisica-escolar-na-percepcao-dos-aca. Acesso em: 09 mar. 2020.

WITTIZORECKI, E. S.; FRASSON, J. F. Professores iniciantes: do choque do real ao encontro com a docência. In: CONCEIÇÃO, V. J. S. da; FRASSON, J. S. (Orgs.). Textos e contextos sobre o trabalho do professor de Educação Física no início da docência. Porto Alegre: Sulina, 2016. p. 227-242.

Downloads

Publicado

2021-02-06

Como Citar

Krug, H. N., Krug, M. de R., & Krug, R. de R. (2021). A fase de entrada na carreira docente nas percepções de professores de Educação Física iniciantes na Educação Básica: que momento é este? . EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 12(28), 587–603. https://doi.org/10.58422/repesq.2020.e956